Homem e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de Aula : 1
Disciplina: CCJ0001 - FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Aluna: Ana Betânia R. Araújo

APLICAÇÃO PRÁTICA/ TEÓRICAQuestão discursiva: Leia o caso concreto abaixo descrito e responda as questões apresentadas.

O menino selvagem de Aveyron

Em setembro de 1799 ummenino de cerca de 12 anos de idade foi encontrado perto da floresta de Aveyron, Sul da França. Estava sozinho, sem roupa, andava de quatro e não falava uma palavra. Aparentemente fora abandonado pelospais e cresceu sozinho na floresta. O menino, a quem lhe deram o nome de Victor, foi levado para Paris, onde ficou aos cuidados do médico Jean-Marc-Gaspar Itard. Durante 5 anos o Dr.Itard dedicou-se aensinar Victor a falar, a ler, a se comportar como um ser humano, mas seus esforços foram em vão. Pouco progresso foi conseguido durante esse tempo. Victor nunca falou e aprendeu a ler somente umapalavra (leite).

Considerando a história de Victor, o que podemos concluir sobre o que acontece aos homens quando vivem isolados? Qual seria a importância da sociedade para aformação do indivíduo?

R: Se o homem não tem oportunidade de desenvolver e enriquecer a linguagem, o que principalmente o diferencia dos animais, ele se torna incapaz decompreender e agir sobre o mundo que o cerca. De fato, o homem só é capaz de compreender aquilo que já foi anteriormente conhecido e, por possuir a faculdade da inteligência, consegue desenvolver umraciocínio para aprender um conhecimento novo que o leve ao entendimento necessário.
Ainda, se o homem vive isolado de uma sociedade, ele não consegue evoluir na linguagem porque esta sebaseia no pensamento, conhecimento e fala. Basta observer tanto o exemplo do menino selvage de Aveyron quanto o das meninas lobo encontradas na Índia. Em ambos exmeplos esses indivíduos só reproduziam...
tracking img