Homem - cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. Qualquer que seja a definição adotada é possível entender a Antropologia como uma forma de conhecimento sobre a diversidadecultural, isto é, a busca de respostas para entendermos o que somos. A antropologia é uma maneira de se situar na fronteira de vários mundos sociais e culturais abrindo janelas entre eles, através dosquais podemos alargar nossas possibilidades de sentir, agir e refletir sobre o que afinal de contas nos torna singulares e humanos.
O que nos torna humanos, seres diferentes dos animais é sermosdetentores de uma cultura a qual somos convencionados e que é construída ao longo do tempo. Perceber o outro é perceber suas ações convencionadas a sua cultura é ter a concepção das qualidades,defeitos, costumes e hábitos, o pensamento antropológico tem o homem como centro e analisa os aspectos da existência humana. A nossa cultura vê no homem a responsabilidade das resoluções problemasexistentes nesse emaranhado de relações que é a sociedade, quando o ser chega a maturidade significa sua participação plena nas responsabilidades e privilégios dessa sociedade.
Todas as culturas diferemuma na outra em algum ponto. Cada uma tem características gerais e comuns, mas nas suas especificações são distintas, observamos essa afirmação no seguinte trecho:
“Onascimento, a maturidade, a reprodução e a morte são quatro pilares do ciclo completo da vida. No período terrestre do organismo humano, todos os indivíduos que realizarem seu destino biológico devem passarpor cada um destes clímax no ciclo da vida. Por isso é que em nenhuma cultura humana estes períodos críticos são completamente ignorados. Entretanto eles podem ser encarados vencidos com diferentesgraus de intensidade.” (HOEBEL, FROST, 1976).
O conceito de pluralidade cultural afirma que é relativo às atitudes e conceitos de certo ou errado de cultura para outra. A sociedade e a cultura...
tracking img