Home care

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

ALINE MOREIRA MORAES
NATALINA CAMPOS DIAS
ZELMA DA SILVA SANTIAGO

HOME CARE

Goiânia
2006

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

ALINE MOREIRA MORAES
NATALINA CAMPOS DIAS
ZELMA DA SILVA SANTIAGO

HOME CARE

Projeto de pesquisa apresentando a
disciplina de MPI do curso deenfermagem da universidade Paulista (UNIP), para obtenção da nota de NP1. Sob orientação da Enf ª Márcia Parente Silva Lamante e Enf ª Heliene Silva de Moraes.


Goiânia
2006
SUMÁRIO

1. INDRODUÇÃO..........................................................................4
2.OBJETIVOS...............................................................................6
2.1. Objetivo Geral.............................................................6
2.2. Objetivos Específicos.................................................6
3. JUSTIFICATIVA......................................................................7
4. HOME CARE.............................................................................8
4.1.Resgate Histórico do Home Care...............................8
4.2. Aspectos Positivos e Negativos do Home Care....... 12
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................14


1. INTRODUÇÃO

Na prática cotidiana dos hospitais sempre nos deparamos com situações clínicas de pacientes que facilmente seriam tratados em sua própria casa. 0 sistema de saúde no país vematravessando seria crise econômico-financeiro, que tem afetado diretamente a oferta de leitos a população, sobretudo pelo alto custo que ela representa (ANDREONI ,1994). Diante desta realidade, torna-se imprescindível a implantação de um sistema que possibilite a internação de pacientes que realmente necessitem de cuidados complexos, exclusivamente realizados em âmbito hospitalar.
0 próprio modelo atualinstruído no Brasil, o Programa de Saúde da Família (PSF), visa à educação sanitária domiciliar como fundamental por aumentar os níveis de saúde das famílias, ou seja, a qualidade de vida. Este programa se bem aplicado, em ultima instância, acaba refletindo na diminuição dos índices de internações. Uma outra forma de reduzir internações, custos e dinamizar leitos, é o sistema de Home Care, no qualuma equipe acompanha o paciente e seu tratamento, educando a família e o próprio doente em seu auto-cuidado. Dentro desta filosofia, nos identificamos com os propósitos do Home Care como modalidade de assistência domiciliar, onde a enfermagem possa atuar de maneira efetiva, colaborando com a estabilidade de saúde das pessoas (ANDREONI, 1994).
0 presente estudo, trouxe a reflexão dasmodalidades de assistência de enfermagem existentes, durante todo o curso de graduação, levando-nos ao interesse em conhecer e discorrer sobre a modalidade do Home Care.
Este tema foi escolhido por tratar-se de um assunto extremamente interessante à prática de enfermagem, ainda pouco explorado, e também por ser uma nova modalidade de assistência que promete modificar de forma qualitativa equantitativa o mercado de trabalho para os profissionais da área da saúde, principalmente o profissional enfermeiro.
Salientamos ainda que o currículo acadêmico não proporciona abordagem sobre Home Care, sendo este modelo assistencial atual e importante. Toda esta relevância nos estimulou a realização de revisão bibliográfica sobre o tema em questão, podendo o mesmo ser divulgado, para quesirva como subsidio a profissionais que se necessitarem em conhecê-lo melhor. Além disso, também se justifica a realização deste trabalho a escassez de literatura divulgada acerca deste novo e autônomo campo de trabalho para o enfermeiro. Os raros trabalhos existentes e encontrados tratam do tema delimitando-o a patologias ou tipos específicos de pacientes, como idosos, gestantes, pacientes...
tracking img