Home care

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Home Care



Curso Auxiliar de Enfermagem







Definição
É a assistência à saúde no domicílio, que vai de cuidados básicos de enfermagem até internação com suporte respiratório avançado. Home Care é uma expressão em inglês, muito aplicada no Brasil, que significa cuidados de saúde no domicílio. Está em divulgação o uso daexpressão “Assistência Domiciliar” como sinônimo de Home Care.
A assistência domiciliar é composta basicamente por dois tipos de serviços:

> Internação Domiciliar;

> Atendimento Domiciliar.

O Home Care é indicado para qualquer pessoa que necessite de cuidados domiciliares de saúde, inclusive aqueles que dependam de estrutura hospitalar, desde que estejam em estabilidade clínica que permitaque fiquem em segurança no domicílio.

Introdução
Os primeiros documentos sobre a enfermagem datam do século VI a.C. e mostram como os hindus eram avançados no desenvolvimento da medicina e da enfermagem e o cuidado daquele povo em proporcionar assistência integral aos desamparados.
A enfermagem surgiu nos primórdios do cristianismo, mas só se profissionalizou na segunda metade do século XIX,quando foi fundada a Escola de Enfermagem Florence Nightingale, na Inglaterra.
Os cuidado de saúde domiciliário teve seu início nos EUA, em um momento da história em que o enfermo tinha como seu ambiente de tratamento, o lar. Era onde os profissionais de enfermagem procuravam prestar os cuidados necessários, muitas vezes, sob condições precárias de trabalho, devido ao nível de pobreza da época.Foi um momento dominado por doenças infecto-contagiosas e por altas taxas de mortalidade, mas em uma época de grandes avanços na área da ciência, da medicina e da saúde pública.
Embora as origens do hospital possam ser traçadas muito antes dessa época, a doença sempre foi também um infortúnio para a maioria dos lares.
Com a chegada da Enfermeira Treinada, facilitou o cotidiano dos familiaresque possuíam papel de cuidadores informais. Nessa época, o Home Care já possuía um papel importante na educação das novas e futuras mães que passaram a contar com a ajuda das Enfermeiras Visitantes para ensiná-las a gerenciar suas novas situações.

O DESENVOLVIMENTO DO HOME CARE NO BRASIL
O desenvolvimento, na área privada, do atendimento domiciliar no Brasil, ocorreu, inicialmente, sem o suportede um padrão de licenciamento que orientasse o crescimento da modalidade Home Care, de uma forma uniforme e eficaz. A própria definição deste tipo de serviço sofreu várias interpretações e a natureza básica do mesmo foi, muitas vezes, mal representada. Por muito tempo haviam poucos profissionais com experiência nesta área no Brasil, e os estrangeiros sofriam com a falta de compreensão da culturae da realidade socioeconômica brasileira. Porém, a realidade vem se transformando, em 26 de janeiro de 2006, a ANVISA lançou a RDC 11 que fornece as primeiras diretivas para a prática da modalidade no Brasil. Hoje em dia, já existem muitos talentos nacionais e associações que estão se empenhando no desenvolvimento de uma modalidade que promete se impor no futuro no sistema de saúde.

FATORES QUEJUSTIFICAM A ADOÇÃO DO SISTEMA DE HOME CARE:
• O envelhecimento da População.
• Pesquisas comprovam um aumento da população idosa, e consequentemente um aumento no número de doenças relacionadas com senilidade.
• O aumento da Necessidade de Cuidados Médicos em Doenças Crônicas.
• O aumento da incidência de doenças crônicas e a incapacitação funcional não podem ser ignoradas, pois os custos degerenciamento dessas condições prometem ter um aumento significativo.

O AUMENTO DO CUSTO DE TECNOLOGIAS DIAGNÓSTICAS E DE TRATAMENTO.
Para o Plano de Saúde, o Home Care oferece um serviço extra e promove um aumento na qualidade de vida de seus usuários, além de benefícios decorrentes da redução nos seus custos com hospitalização.O Home Care é inerente de um controle maior da utilização de...
tracking img