Cristologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O povo de Israel estava no Egito há centenas de anos e debaixo de um jugo pesadíssimo, pois o novo rei do Egito não conhecera José (Ex. 1:7-8). O povo pagava pesados tributos e construía cidades debaixo de chicote (Ex. 1:11). Jeová, o deus dos hebreus, vendo a aflição do seu povo Israel, decidiu libertá-los da terrível escravidão em que viviam (Ex. 3:7-8). Jeová escolheu, para essa tão grandeobra, Moisés, varão adotado pela filha de Faraó, e que recebera a mais sofisticada instrução na ciência egípcia e na arte da guerra; e isso depois aconteceu quando sua mãe o trouxe à filha de Faraó (Ex. 2:5-10). Moisés viu um varão egípcio ferir a um hebreu, e para proteger seus irmãos matou-o. A notícia chegou a Faraó, que procurou matar Moisés. Este fugiu para a terra de Mídiã, e lá ficou porquarenta anos. Nessa época, já com oitenta anos, Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, no deserto, em Horebe, quando o anjo de Jeová lhe apareceu no meio de uma sarça em fogo, e lhe disse: “Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores; portanto desci para livra-los” (Ex. 3:7-8).Depois de convencido por Jeová a voltar ao Egito com a grande missão, Moisés lhe disse: “Eles não vão crer em mim” (Ex. 4:1). Jeová então lhe disse: “Que é o que tens na tua mão? E ele disse: Uma vara. E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e tornou-se uma cobra; e Moisés fugia dela. Então disse Jeová a Moisés: Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda. E pegou-lhe pela cauda, e tornou-seem vara na sua mão” (Ex. 4:2-4). A vara que Moisés usou não era uma vara comum, pois com ela Moisés realizou prodígios estranhos. Então, despedindo-se do sogro, Moisés voltou ao Egito. Levado a presença de Faraó, exigiu a libertação de Israel, povo de Jeová. Faraó se negou. Moisés então jogou a vara no chão e esta se tornou em serpente. Os magos de Faraó fizeram o mesmo com seus encantamentos, esuas varas se tornaram em serpentes. Surpresa!!! A vara de Moisés tragou as varas deles, ou melhor, a serpente de Arão e Moisés tragou as serpentes dos magos do Egito. Faraó, endurecido por Jeová, não permitiu a saída do povo. A vara de Moisés tinha um grande poder (Ex. 7:10-13).
O poder não era de Moisés ou Arão, mas era da vara. “Disse mais Jeová a Moisés: Dize a Arão: toma tu avara, e estende a tua mão sobre as águas do Egito, sobre as suas correntes, sobre os seus rios, e sobre os seus tanques, para que se tornem em sangue; e haja sangue em toda a terra do Egito. E Moisés e Arão fizeram assim como Jeová tinha mandado; e levantou a vara, e feriu as águas que estavam no rio, e tornaram-se em sangue" (Ex. 7:19-20). “E disse mais Jeová a Moisés: Dize a Arão: Estende a tuavara, e fere o pó da terra, para que se torne em piolhos. E Arão estendeu a mão com a vara, e feriu o pó da terra, e havia piolhos nos homens e no gado; todo o pó da terra se tornou em piolhos em toda a terra do Egito” (Ex. 8:16-17). “E disse Jeová a Moisés: Estende a tua mão para o céu, e haverá saraiva em toda a terra do Egito, sobre os homens e sobre o gado, e sobre toda a erva do campo na terrado Egito. E Moisés estendeu a sua vara para o céu, e Jeová deu trovões e saraiva, e fogo corria sobre a terra do Egito, tal como nunca houve” (Ex. 9:22-24). “E disse Jeová a Moisés: Estende a tua mão sobre a terra do Egito, para que venham gafanhotos, e comam toda a erva da terra. Então estendeu Moisés a sua vara sobre a terra do Egito, e Jeová trouxe sobre a terra um vento oriental. E aconteceuque pela manhã, o vento oriental trouxe os gafanhotos” (Ex. 10:12-13).
Não é difícil perceber que o poder que trouxe todas as pragas sobre o Egito não era de Moisés, mas da vara. Não foi Moisés que enviou as pragas, mas a vara de Jeová operou-as todas. Sim, a vara era de Jeová. Quando Moisés, em obediência a Jeová, deixou a terra de Midiã para retornar ao Egito, lemos assim no texto:...
tracking img