Historiografia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Sendo a História uma representação, dos processos de vida do homem em sociedade no tempo, em uma narração desta série de acontecimentos através das práticas de historiadores, enquanto sujeito que constrói e narra fatos, ações, pensamentos, entre outras coisas, no tempo e no seu tempo.
Partindo desta discussão podemos conceituar Historiografia sendo o estudo histórico e críticoacerca da história e dos sujeitos que a escrevem. Esse conhecimento sobre a história se produz social e historicamente, entretanto as sociedades possuem ideias e concepções diversas umas das outras.
A Historiografia não é algo universal e a sua escrita atende demandas advindas do seu espaço, tempo, cultura e sociedade, ou seja, fundamental para a construção de identidades sociais. Ela é dotada deintencionalidades e objetivos explícitos e implícitos para especificar e diferenciar uma cultura, sociedade e nação.
Adentrando na realidade da historiografia a discussão acima é extremamente relevante durante a gênese dessa procura de identidade nacional e de um saber próprio brasileiro sobre a sua História.

A Historiografia: Breves Comentários
Observando as discussões feitas acima,referindo a História enquanto as ações e as práticas vividas pelo ser humano na concretude, incumbe-se a historiografia uma reflexão sobre essa produção feita pelos historiadores, suas obras e seu conhecimento histórico.
Sobre essas reflexões é necessário ter em observância as próprias circunstancias históricas dessas produções: “a conexão entre autor-obra-meio, ou seja, a sociedade” (ARRUDA, 1999,p.11). Perante essa afirmação é perceptível que o indivíduo, seja ele historiador ou não, só existe enquanto pano de funde de uma comunidade. Tarefa complexa compreender os universos simbólicos e suas respectivas significações que compõe e definem as sociedades, há dois planos em que a história encontra-se: “o das práticas dos sujeitos e suas significações e o da realidade objetiva” (ARRUDA, 1999,p.12).
Portanto a abordagem historiográfica busca a compreensão da história através de sua produção, das suas obras, das visões e teorias que as orientam. É de se destacar que a ideologia por trás desses sujeitos e a sua relação com a história, é ela a qual sustenta os conflitos sociais e as estrutura consciente e inconscientemente. Outro ponto é a questão entre o saber e a inserção social doshistoriadores, é através dessa conexão que se observa seus interesses para as análises de seus problemas com seus correspondentes valores e pressupostos no processo de investigação.
Certeau vê essa particularidade do historiador, a sua relação com um lugar, como algo incapaz das leituras e das considerações a ela feita, de conseguir suprimi-las “do lugar de onde falo e do domínio em que realizo umainvestigação. Esta é um marca indelével” (CERTEAU, 1982, p.65).
Percebe-se que o historiador repercute nos seus escritos diálogos, métodos, interesses, documentos relações com o lugar em que se encontra, fazer história é não meramente epistemológico, mas também político.
“Encarar a história como uma operação será tentar, de maneira necessariamente limitada, compreendê-la como a relaçãoentre um lugar (um recrutamento, um meio, uma profissão, ect.) procedimentos de análise (uma disciplina) e a construção de um texto (uma literatura)” (CERTEAU, 1982, p. 66).

Historiografia Brasileira: Gênese e a construção de um Brasil
No Brasil, o início de uma escrita nacional ocorre durante o século XIX, com pensadores os quais começam a escrever orientados por metodologias, coisa que atéesse momento não ocorrera. Anteriormente a 1838 existem apenas crônicas históricas sobre o Brasil, relatos naturistas sobre as paisagens brasileiras, não se constituem enquanto obras.
O marco se dá em 1838 com a criação do IHGB (Instituto Histórico Geográfico Brasileiro) devido às questões relacionadas com a formação do Império Brasileiro, criando um sentimento nativista voltado ao patriotismo e...
tracking img