Historicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O HISTORICISMO


O presente texto consiste num resumo do terceiro capítulo do livro Ideologias e Ciência Social de Michael Löwy intitulado Historicismo, logo,as ideias abaixo explicitadas são produto da interpretação do referido texto.
Tão importante quanto o Positivismo e o Marxismo, O Historicismo, corrente filosófica específica que tem o importante papel desempenhado pelo caráterhistórico do homem e de toda a natureza, é uma das correntes mais importantes na teoria do conhecimento social, na ciência social e na sociologia do conhecimento. Embora seja diferente do positivismo e do marxismo, a corrente historicista se articula entre uma e outra dentro das ciências sociais.
O historicismo parte de três hipóteses fundamentais resumidas em: todos os fatos, sendo elessociais, políticos, culturais, etc são fatos históricos e devem ser analisados e compreendidos dentro de seus processos históricos; há uma diferença fundamental entre os fatos históricos ou sociais e os fatos naturais, logo as ciências que os estudam são qualitativamente distintas; tanto os objetos de pesquisa (seres humanos) quanto o sujeito pesquisador encontram-se imersos no curso da história.De acordo com Michael Löwy é importante conhecer o próprio historicismo dentro do processo histórico. Essa corrente quando surgiu, sobretudo na Alemanha entre o fim do século XVIII e início do século XIX, assumiu um caráter extremamente conservador. Nesta época, em nome do historicismo, condenavam-se as revoluções e o capitalismo entendidos como formas oposição às instituições econômicas, sociaise políticas da sociedade tradicional. Estas eram consideradas produtos legítimos do processo histórico. Embora conservador naquele primeiro momento, o historicismo apresentou-se como uma novidade no que se refere à visão histórica da sociedade, do direito e da política que é um produto desta etapa historicista chamada por Löwy de histórico-romântica. Esse clima se fez propício ao aparecimento dosgrandes historiadores modernos.
Por volta do fim do século XIX os historiadores começaram então a questionar a objetividade absoluta na ciência histórica. Um dos primeiros a fazer tal questionamento foi Droysen que chegou a afirmar que o verdadeiro historiador não é neutro. “Ideias como essa conduziram à conclusão de que não existe uma única verdade, a qual seria objetiva e neutra e sim existemverdades que resultam de um ponto de vista particular vinculadas a certas convicções políticas e religiosas” (LÖWY, 2003). O historicismo começou então a assumir caráter relativista.
O primeiro e o mais famoso representante do historicismo de cunho relativista foi Wilhelm Dilthey, que dizia que aquilo que o homem é, ele experimenta ao longo da história, subtendendo uma crítica a toda pesquisametafísica que aborda o homem como conceito. O foco desta corrente é o homem na sua história. Segundo Dilthey, as ciências sociais se diferem das ciências naturais. Para ele, nas ciências sociais, o indivíduo e o objeto são iguais, onde o homem “estuda a si mesmo”. Já nas ciências naturais, o indivíduo estuda “um objeto que lhe é exterior”, como as plantas, o ar, etc. Ele defende também que, nasciências sociais, os juízos de valores são inerentes ao homem em sua pesquisa e, com isso, o historiador não apenas explica os fatos sociais, como também os compreende.
Ao longo de suas pesquisas Dilthey se depara com o dilema da necessidade do alcance do conhecimento válido em meio a obras científicas permeadas e influenciadas por diferentes visões de mundo. Ele preferiu o dilema a aceitarideia de juntar as diferentes verdades para se obter o conhecimento válido por meio de síntese, o ecletismo. Contudo o seu seguidor Simmel (conhecido sociólogo alemão) não comungou de seu pensamento até o fim e acabou por optar pelo ecletismo por ele rejeitado e manteve-se o problema.
Depois de fazer sérias críticas à suposta fragilidade do pensamento de Simmel, Löwy apresenta a última forma...
tracking img