Historicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com os artigos solicitados irei analisar o posicionamento historicista de Hegel no que se refere ao objetivo de determinar a melhor teoria para se analisar um objeto de estudo e no que serefere ao artigo de Georgs Iggers, os desafios enfrentados pela historiografia no século XXI.
Como já foi colocado Georg Iggers irá mostrar os obstáculos pelo qual a historiografia enfrenta no séculoXXI. Após 1990, a historiografia foi obrigada a informar novos caminhos, um dos caminhos foi à escrita e o pensamento histórico, sendo que a reorganização foi pela critica dos métodos das ciênciassociais.
No inicio de 1990 algumas ideias foram aceitas pelos historiadores, uma delas foi à recusa à crença na superioridade cultural do ocidente. Alguns desenvolvimentos importantes da historiografiaforam o giro cultural e linguístico, ou seja, surge no Ocidente, mas também na Índia e América Latina, tendo como crítica a crença comum de todos os historiadores profissionais, que por meio dapesquisa sistemática obtinha um saber objetivo.
Outro desenvolvimento diz respeito a historia feminista e de gênero, no qual coloca que a historia vista baixa, inclui as mulheres, onde as mesmas tem umpapel importante na historia cultural.
Um fato importante é que ano de 1990 há uma ampliação da historia social e de gênero, tendo uma atenção muito maior. Coloca também que desde o principio, asmulheres foram oprimidas nas áreas, pelo fato do homem ser considerado melhor e com capacidade maior que elas, porém para elas essa perspectiva deveria ser superada.
No que diz respeito a uma novacompreensão da ligação entre historia e ciências sociais, coloca a globalização nos anos 90, enfatizando um crescimento das ciências sociais. Já as ciências sociais e a historia da globalização remete emvários pontos, como a dependência e modernização, a historia global não necessita de uma teoria, enquanto a historia da globalização trabalha com um modelo narrativo, vendo como algo que não é...
tracking img