A voz do portador de fissura labiopalatina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX
Curso de Fonoaudiologia

Trabalho de Bases da Fonação
A Voz do Portador de Fissura Labiopalatina

Bruna Garófalo
Gustavo Dantas
Rosana Mendes

Belo Horizonte
Outubro – 2012

Bruna Garófalo
Gustavo Dantas
Rosana Mendes

A VOZ DO PORTADOR DE FISSURA
LABIOPALATINA

Trabalho de Bases da Fonação do curso de Fonoaudiologia doCentro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Professora: Lorena Rosa

Belo Horizonte
Junho – 2012
1. ETIOLOGIA DA PATOLOGIA

A maioria dos casos de fissura labiopalatinas é determinada por fatores múltiplos,
genéticos e não genéticos. Isso é chamado de herança multifatorial. A fissura também pode ser causada por fatores teratogênicos e fazer parte de síndromes.Algumas das causas estão explicadas abaixo:

Hereditariedade

A embriogênese normal pode ser alterada pela ação de fatores químicos, físicos ou biológicos. A combinação desses agentes ou a intensificação da atividade de um deles, mesmo isoladamente, acarreta modificações estruturais irreversíveis de uma parte ou de todo o organismo em desenvolvimento. Existe uma considerável constatação daocorrência do padrão hereditário multifatorial nos erros do desenvolvimento.

Dentre as deformidades determinadas por alterações da morfogênese encontram-se as fissuras labiopalatinas, cujo mecanismo hetiopatogênico é associado, frequentemente, a herança multifatorial. Identificou-se o fator hereditário em cerca de 35% dos portadores da deformidade enquanto os 65% restantes tiveram a patologiaassociadas à ação de fatores ambientais.

Baseado em estudos, identificou-se que o aparecimento de fissuras, diminui com o distanciamento do grau de parentesco.

Aspectos maternos

Certas alterações morfológicas, bem como o da fisiologia do útero ou ainda, distúrbios hormonais maternos podem conduzir a variações da embriogênese que culminam com o nascimento de crianças portadoras de fissuraslabiopalatinas.
A probabilidade de mães diabéticas terem filhos portadores de fissuras labiopalatinas é maior em relação às mães normais.

Outro fator que pode determinar o aparecimento de fissuras labiopalatina é o hipotireoidismo.

Estresse

O mecanismo de estresse, ou seja, aquele conjunto de reações que perturbam a homeostase com o aumento da atividade das glândulas suprarrenais, pode seassociar com malformação do terço médio da face e, por conseguinte, com o aparecimento de fissura labiopalatina, mas ainda está em estudo, pois ainda existem controvérsias.

Infecções

Ainda se discute a participação do vírus da gripe ou influenza no aparecimento de portador de fissura labial isolada tal aspecto não pode ser considerado em separado, pois há estudos que comprovam a eficácia daaspirina como determinante de fissura labial. Com efeito, o uso de aspirina por mulheres que contraem gripe que por coincidência estão no início da gravidez, são fatores que merecem estudos, conjuntamente dada a clara conotação com a fissura labial.

A toxoplasmose, antes uma infestação, atinge o embrião por via transplacentária podendo determinar o nascimento do fissurado.

Os vírus da rubéolae de outras doenças infantis também estão relacionados ao aparecimento de más formações severas, cabendo salientar que fissuras labiopalatinas, de forma isolada foram encontradas em pequeno número.

Fatores Alimentares

A carência de proteínas e vitaminas pode alterar a morfogênese. Nesse aspecto mencionam-se o ácido fólico que entra no metabolismo e síntese de ácidos nucléicos. Estes ácidossão importantes na multiplicação e diferenciação das células da crista neural, que são importantes para a formação do mesênquima da face. Sua deficiência pode ocorrer o aparecimento da fissura palatina.

A ausência de riboflavina (B12) na alimentação materna também pode provocar o aparecimento de fissura palatina.

Medicamentos

Corticosteroides em geral, são responsáveis pela falta de...
tracking img