Historicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

GISELY CRISTINY DE LIMA RU, 442068
PATRICIA OLIVEIRA DA SILVA RU.446311
ROSANGELA APARECIDA SOUZA BORBA RU,435168

AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO
FUNDAMENTAL l: ESPAÇO PARA A CONSTRUÇÃO DE
DIALOGO INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO
CONTEXTO ESCOLAR.Produção de aprendizagem
Apresenta à UTA -
Historicidade, no curso de
Pedagogiaá distancia da
Faculdade Internacional de
Curitiba.

Tutor local:Sandra BacquimCentro Associado: Colorado

Curitiba
2010
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

GISELY CRISTINY DE LIMA RU, 442068
PATRICIA OLIVEIRA DA SILVA RU. 446311
ROSANGELA APARECIDA SOUZA BORBA RU, 435168

AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO
FUNDAMENTAL l: ESPAÇO PARA A CONSTRUÇÃO DE
DIALOGO INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO
CONTEXTO ESCOLAR HISTORICIDADE

CURITIBA2010
1 - INTRODUÇÃO

A presente PA tem como objetivo conhece um caminho para pratica intercultural, ou seja, a interação entre diferentes saberes sistematizados em espaço de socialização e como há interação entre as culturas dentro do contexto escolar.
Assim sendo os objetivos desta PA trata-se de entender as relações das diversidades culturais, articulando-as com o ciclo doplanejamento de ensino da escola.
Torna-se fundamental a construção desse trabalho para que possamos compreender as relações que os homens estabelecem entre si para ocupação dos espaços através dos tempos, realizando a autoconstrução de si mesmo.
Para eficácia desta PA analisamos os PCNs, contexto escolar e suas peculiaridades no que diz respeito ao percurso histórico do ensino dehistória, tendências contemporâneas, do ensino de geografia com relevância teórico-politico, do saber geográfico e o percurso histórico do ensino de artes, perspectiva e o conhecimento artístico com reflexão. Reflexão do trabalho pedagógico a partir da perspectiva intercultural englobando as referentes disciplinas do ensino fundamental.
Nesta UTA de historicidade trabalhamos metodologia doensino de história, metodologia do ensino de artes, metodologia do ensino de geografia, e pesquisa e pratica profissional-a aula.
Os conteúdos trabalhados são ciências que estudam o homem e a sua ação no tempo e espaço, concomitante a analise de processos e eventos ocorridos tanto no passado como no presente dentre os fenômenos naturais como históricos.

2. AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIAE ARTES NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESPAÇOS PARA CONSTRUÇÃO DE DIALÓGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR.

Os sujeitos ou grupos de pertencimento possuem saberem experimentados em diferentes espaços de socialização. Levam para escola sua cultura de referência. Quando em comunicação na sala de aula, os diferentes sujeitos culturais lançam-se ao diálogo, apropriam de saberes outros e,na interculturalidade, na interação entre as culturas, produzem novos sentidos.
A aula resulta de uma convergência de múltiplas culturas, representada no espaço escolar e que se expressam nas narrativas e praticas de alunos e professores. É produzida na comunicação entre sujeitos que partilham história de vida, de convicções, saberes e que assim, apropriam-se de conhecimento significativos para...
tracking img