Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Em 1624, os holandeses invadem a sede do governo-geral em Salvador. Nesta época Salvador era o principal porto exportador de açucar brasileiro[->0].Esta ocupação dura até o ano seguinte quando osholandeses são expulsos da Bahia.
Em 1630, os holandeses invadem Olinda (Pernambuco).Desta vez os holandeses são bem recebidos pelos senhores de engenho locais que estavam insatisfeitos com o domínio daUnião Ibérica.
Para consolidar sua conquista, a Companhia nomeou como governador o conde João Maurício de Nassau, que atuou nos domínios holandeses de 1637 até 1644.
Nassau logo percebeu que,para pacificar a região e melhor poder administrá-la, teria que estabelecer boas relações com seus moradores mais ilustres, os senhores de engenho.
Para tal, proibiu a agiotagem praticada por agentesholandeses e conseguiu auxílio financeiro, na forma de crédito, para que reconstruíssem seus engenhos[->1], destruídos nos cinco anos de combate. Diminuiu os tributos e ainda conseguiu a encampaçãodas dívidas de alguns senhores, sustando, também, a penhora de seus bens. Além disso deu maior liberdade na venda de açúcar, cuja produção vinha se normalizando, e garantiu a liberdade religiosa aoscristãos. Esta medida gerou insatisfação entre os calvinistas (protestantes) holandeses.
Nassau também se preocupou com o embelezamento e a modernização de Recife, pavimentando ruas, drenandopântanos, construindo pontes e canais sobre os rios Capiberibe e Beberibe, transformando o pequeno vilarejo em moderno centro urbano. Trouxe também para Recife várias missões artísticas e científicas,procurando criar um ambiente cultural semelhante ao que se desfrutava na Europa.
O que realmente interessa:
Com a finalidade de desenvolver a produção açucareira, vendeu a crédito os engenhos abandonadospelos proprietários que haviam se retirado para a Bahia; emprestou capitais para que os senhores de engenho restaurassem suas propriedades e comprassem novos escravos negros.
Para conquistar os...
tracking img