Estagio curricular 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
4 – PROJETO

4.1 - Tema/ Temática: Meio Ambiente “Preservar o Meio Ambiente é preservar a vida”
Durante toda nossa vida nos beneficiamos do meio ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído, por isso faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente.4.2 – Turma:
Na instituição (creche)CCI”Tia Glicéria, Cláudia Lourenço” onde foi realizado o estágio curricular supervisionado com a turma do Maternal II B de 3 anos e 11 meses de idade com momentos de regência,observações e entrevistas.

4.3 – Duração:
O projeto terá uma duração de 80 horas dividida em 2 meses.

4.4 – Justificativa:
Busquei a abertura deste tema para a conscientizaçãoda importância da prevenção e do cuidado com a natureza e todos os processos que envolvem o meio ambiente, educando os alunos para um mundo melhor, que significa uma vida melhor também.

4.5 – Objetivo Geral:
Conceituar a importância do meio ambiente na humanidade e incentivar o interesse pela natureza e seus meios.

4.6 – Objetivos Específicos:
* Proporcionar rodas de conversa sobre otema;
* Chamar a atenção para a observação de alguns aspectos da natureza como: barulho do vento, da água, clima, flores e frutos;
* Confeccionar brinquedos com materiais recicláveis;
* Conhecer e perceber diferentes linguagens, corporal, musical e oral;
* Oferecer oportunidades de ouvir e observar os sons da natureza em atividades externas;
* Oportunizar o acompanhamento docrescimento e desenvolvimento de plantas;
* Perceber diferentes linguagens ao ouvir história e contos;
* Desenvolver o conceito reciclagem, com a confecção de cestos de lixos para a separação do lixo.

4.7 – Referencial Teórico do Projeto:
Impacto ambiental deve ser entendido como um desequilíbrio provocado pela ação do homem sobre o meio ambiente, segundo a Legislação Brasileira(Resolução CONAMA 001, de 23.01.1986) considera-se impacto ambiental,
"qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que direta ou indiretamente, afetam: I – a saúde, a segurança e o bem estar da população; II – as atividades sociais e econômicas; III – a biota; IV – ascondições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e V – a qualidade dos recursos ambientais"
A questão ambiental vem sendo amplamente discutida visto que a sociedade foi despertada em decorrência da destruição dos diversos recursos naturais do nosso planeta.
MOURA (2002, p. 1) afirma que,
"Ao longo do tempo o homem sempre utilizou os recursos naturais do planeta. Os recursos eramabundantes e a natureza aceitava os despejos de resíduos realizados. Hoje, a questão ambiental é um dos assuntos que mais tem atraído a atenção das pessoas, pela valorização que se dá à qualidade de vida e pela percepção de que as conseqüências do descaso com o meio ambiente têm conduzido a situações criticas para a própria sobrevivência da humanidade em longo prazo."
O artigo 225 da Constituição daRepública de 1988 declara bravamente: “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida”. Recentemente – mais precisamente no ano 2000 – a ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou na Declaração do Milênio os ODMs – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, simpaticamente denominados “8 jeitos de mudar o mundo”. Sãometas a serem cumpridas por todos os países signatários até 2015 para promover a sobrevivência humana em longo prazo, ou seja, sua sustentabilidade. Dentre estas metas estão justamente a “Educação Básica de Qualidade para Todos” e o “Respeito ao Meio Ambiente”.
A Educação Ambiental é um instrumento fundamental para a mudança de valores e práticas sociais. Ela é capaz de incorporar inúmeros...
tracking img