Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Portugal no século XIX:





O Bloqueio Continental e as invasões francesas:



A rivalidade entre a França e a Inglaterra na luta pela supremacia internacional, levou Napoleão a decretar o Bloqueio Continental, em 1806, que proibia as nações europeias de comerciar com a Inglaterra. Portugal, tradicional aliado da Inglaterra, recusa-se a aderir ao Bloqueio Continental e, emconsequência, sofre 3 invasões francesas.


A conjuntura política, económica e social que levou à revolução

Conjuntura política:
A entrada das tropas napoleónicas em Portugal, a 27 de Novembro de 1807 levavam à saída da família real e da corte portuguesa para o Brasil. Esta mudança para o Brasil foi vista por todos como uma fuga.
O domínio do general Beresford, que na ausência do rei D. João VI,organizou a defesa contra os franceses, controlou a economia, exerceu a repressão contra as ideias liberais e conquistou o ódio dos militares, que perdiam os seus postos de comando para ingleses.
A permanência dos franceses no território português contribuía para a difusão das ideias liberais, bem como o exemplo da revolução liberal espanhola de 1820.

Conjuntura económica:
As invasões francesasprovocaram destruição; desorganização na economia e o défice financeiro.
A elevação do Brasil a reino, pois durante a sua estadia, o rei tomou medidas favoráveis à economia brasileira, como por exemplo: a abertura dos portos do Brasil à Inglaterra (1808), obrigando a burguesia portuguesa a competir com os estrangeiros pelo mercado brasileiro e o tratado de comércio com a Inglaterra (1810), quefavorecia a entrada de manufaturas inglesas no Brasil.

Conjuntura social:
As más condições de vida e as pesadas obrigações senhoriais condenavam os camponeses à miséria.
A burguesia comercial insatisfeita com as condições económicas do país, ansiava pela mudança.
Portugal recebia muita propaganda liberal (panfletos e edições traduzidas da Constituição espanhola), o que contribuía para o desejode mudança.

Principais promotores

Os principais promotores desta revolução liberal burguesa foram Manuel Fernandes Tomás, José da Silva Carvalho e José Ferreira Borges, os homens que tiveram um papel preponderante na evolução política de Portugal.














Sinédrio

O Sinédrio, associação secreta, é fundado em 22 de Janeiro de 1818, por quatro maçons do Porto -Fernandes Tomás, Ferreira Borges, Silva Carvalho (juristas) e Ferreira Viana (comerciante). Tinham por objetivo instaurar o liberalismo em Portugal e foram os protagonistas da já planeada revolução liberal que libertaria o país. Reviam-se e inspiravam-se na Constituição de Cádis (Espanha), cujo modelo pretendiam implementar em Portugal como lei fundamental, substituindo os princípios absolutos que regiama monarquia no nosso país.

Constituição de Cádis (Espanha): estipula que o rei tem os seus poderes limitados, devendo governar juntamente com os ministros, o sistema administrativo centralizado baseia-se nos municípios e nas províncias e apenas uma Câmara Parlamentar, sem privilégios para os representantes da nobreza ou da Igreja.

O triunfo da Revolução vintista

A 24 de Agosto de 1820,aproveitando a ausência de Beresford, o Sinédrio deu início, no Porto, à Revolução Liberal. Contou com o apoio de negociantes, de magistrados e de proprietários fundiários. Pouco tempo depois, contou também com a adesão de Lisboa e de todo o país.
Manuel Fernandes Tomás ficou encarregue da redação do “Manifesto aos Portugueses”, onde se estabeleceram os objetivos da revolução.






Aoanalisarmos o “Manifesto aos Portugueses” de Manuel Fernandes Tomás, podemos concluir que os revolucionários defendiam o nacionalismo, o respeito pela monarquia e pelo catolicismo.
Apelavam à aliança do rei com as forças socias representadas nas Cortes, pretendiam convocar umas novas Cortes e a elaboração de uma Constituição, defensora da autoridade régia e dos direitos dos Portugueses. Esta...
tracking img