Microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Micotoxicose: A doença silenciosa
Publicado o: 08/04/2013
Qualificação: 
Autor : Departamento Técnico da Amlan.
Entendendo a micotoxicose
Controle de micotoxinas em produção animal
A contaminação por micotoxina pode ocorrer, a qualquer momento e em vários níveis, em praticamente qualquer alimento para animais. Os níveis variam de alto a baixo com ampla variação dependendo das toxinaspresentes. Se houver uma micotoxina presente no alimento, é provável que outras micotoxinas também estejam.
Micotoxinas são substâncias tóxicas naturalmente produzidas por diversos fungos, comumente encontrados em alimentos para animais. Apesar dos fungos serem organismos vivos que podem ser eliminados por determinados tratamentos (calor, ácido, etc.), as micotoxinas são substâncias químicas tóxicasestáveis que não são destruídas pelo processamento normal dos alimentos ou armazenamento.
As micotoxinas sempre estiveram presentes em alimentos para animais, mas seus efeitos prejudiciais são mais conhecidos hoje em dia por diversas razões. Novas tecnologias de testes de grãos permitem identificar toxinas em níveis extremamente baixos e que anteriormente não eram detectáveis. Com as técnicasusadas atualmente algumas micotoxinas podem ser detectadas em partes por milhão (ppm) ou até partes por bilhão (ppb). Para ilustrar uma parte por milhão é equivalente a um grão de milho em, 355 quilos enquanto uma parte por bilhão é equivalente a um segundo em 31 anos.
Práticas agronômicas como plantio direto, silos dos tipos bolsa e cisterna também aumentam ou concentram esporos de fungos com otempo, aumentando, assim, os níveis de micotoxinas. 
Mais importante, conforme pressionamos os animais por desempenhos ainda melhores, os impactos negativos de diferentes fatores ambientais e agentes causadores de doenças, incluindo as micotoxinas, causam ainda mais doenças clínicas e geram uma grande redução nos lucros.
Com quais níveis de micotoxinas devo me preocupar?
Nos Estados Unidos e namaioria dos países, níveis específicos de algumas toxinas são proibidos em alimentos ou ao menos são fortemente desaconselhados para certas espécies e idades ou grupos de produção. O Conselho de Ciências e Tecnologias Agrícolas identificou o potencial para até 30.000 micotoxinas únicas, para a maioria das quais não possuímos testes disponíveis para avaliar nos dias de hoje. As micotoxinas maisavaliadas e amplamente estudadas são aflatoxina, zearalenona, vomitoxina (DON), fumonisina, ocratoxina, T-2, ergonovina e ácido ciclopiazônico. As pesquisas mais publicadas são relacionadas às micotoxinas que são avaliadas em estudos controlados usando níveis relativamente altos de toxinas purificadas.
Uma descoberta consistente sobre casos de micotoxicose é que a quantidade de toxina necessária paracausar doenças clínicas é significativamente menor quando o alimento usado foi contaminado naturalmente, ao contrário de quando adiciona-se toxinas purificadas a uma dieta livre de micotoxinas. As razões dadas para a diferença de toxicidade entre alimentos naturalmente contaminados e toxinas purificadas são diversas. Sob condições naturais, múltiplas toxinas são frequentemente produzidas e existeminterações sinérgicas comprovadas que levam ao aumento da toxicidade. A exposição a Micotoxinas em produções animais não são bem controladas. É comum que múltiplas micotoxinas estejam presentes na ração, e isso é a base provável para efeitos clínicos, mesmo com baixos níveis de toxinas.
A carga total de toxinas (CTT) na ração é um contribuinte importante para os efeitos clínicos observados nosanimais. Para nossa discussão, CTT é definida como a combinação de todas as micotoxinas, identificadas e não identificadas, da ração que o animal está consumindo. Isso inclui todos os concentrados, volumosos e premixes que constituem a ração diária. As implicações para intervenção são significativas, uma vez que é difícil a medição da CTT em um determinando momento. Desta forma, é importante...
tracking img