Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lista de Exercícios – Revisão Prova Bimestral

Questão 01
(ACAFE SC) Analise os gráficos abaixo.
[pic] [pic]
“A queima de combustíveis fósseis pelas atividades industriais e por automóveis parece constituir a causa principal da elevação das concentrações de “gases de estufa” na atmosfera˝. Demétrio Magnoli, José Arbex Jr. e Nelson Bacic Olic - Panorama do Mundo 3.
Com base na afirmaçãoacima e na tabela, a alternativa FALSA é:
a) As altas emissões de ás carbônico pela Rússia e pela República Tcheca deve-se ao fato de possuírem muitas termelétricas em seus territórios.
b) Países altamente motorizados como os Estados Unidos e Cingapura são os responsáveis pelas mais elevadas emissões per capita de gás carbônico no mundo, de acordo com a tabela.
c) Se o povo chinês tivesse omodo de vida americano, as emissões de gases deste país continuariam baixas, fato já comprovado pelo nível de consciência da população e das leis em vigor no país.
d) Em números absolutos, as emissões de Cingapura e da República Theca são desprezíveis quando comparadas com outros países, devido a sua pequena base demográfica.

Resposta: Letra C

Questão 02
Sobre a inversão térmica, assinalea alternativa correta.
a) As inversões térmicas são mais freqüentes no verão e, geralmente, são responsáveis pelos episódios menos críticos de poluição que acontecem em áreas rurais e em pequenas cidades.
b) Ela favorece a concentração de poluentes atmosféricos, porque a camada de inversão interrompe as correntes ascendentes, bloqueando a dispersão das partículas poluidoras.
c) A camada dear mais fria situa-se sobre a mais quente e trata-se de uma situação permanente que pode derivar de várias causas, dentre as quais o super-resfriamento da superfície e a entrada de massas de ar quente.
d) As características do sítio urbano como, por exemplo, fundo de vale ou depressões, são elementos que impedem, de forma decisiva, o aparecimento de inversões térmicas.

Resposta: Letra BQuestão 03
A respeito dos problemas ambientais urbanos, a alternativa FALSA é.
a) As chuvas ácidas resultam da combinação de águas das chuvas com substâncias poluentes geradas pela queima de combustíveis fósseis, que provocam a precipitação de ácido sulfúrico e nítrico diluídos.
b) A inversão térmica ocorre quando o ar mais quente está próximo ao solo e o mais frio em altitude,ocasionando, desta forma, movimentos de convecção do ar, dissipadores da poluição.
c) A poluição visual está ligada à exploração do espaço urbano pela publicidade, através de outdoors, placas, cartazes, telões, painéis eletrônicos, faixas, tabuletas e néons.
d) O concreto, o asfalto, os poluentes e a ausência do verde nos espaços altamente urbanizados, provocam a elevação da temperatura, originando ofenômeno que ficou conhecido como “ilhas de calor”.

Resposta: Letra B

Questão 04
Sobre os problemas ambientais, a única alternativa incorreta é:
a) A modernização da agricultura provoca o aumento da produção e da taxa de produtividade, sem acarretar prejuízos ao meio natural.
b) O lixo doméstico, além de constituir um problema ambiental em razão de seu elevado volume, representa umacentuado desperdício de recursos em matérias-primas que poderiam ser aproveitadas.
c) A aplicação de grandes quantidades de produtos químicos na agricultura contamina o solo e, ao serem transportados pelas chuvas, comprometem a qualidade das águas dos riachos e rios.
d) A mineração e o garimpo também são atividades que exercem interferência no ambiente natural e contribuem para o seudesequilíbrio.

Resposta: Letra

Questão 05
“O problema ambiental é um dos maiores desafios para o século XXI. A questão da poluição da atmosfera, dos rios, dos solos, principalmente nos grandes centros urbanos, vem-se agravando nas últimas décadas”
Em relação aos problemas ambientais, principalmente nas grandes cidades, a alternativa incorreta é:
a) O aumento do consumo em escala...
tracking img