Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fernando Pessoa

Biografia:
Celebrado como um dos maiores autores da Língua Portuguesa, ao lado de ícones como Luís Vaz de Camões,Fernando António Nogueira Pessoa foi um grande poeta, escritor,tradutor e crítico literário. Filho de Joaquim de Seabra Pessoa e D. Maria Magdalena Pinheiro Nogueira Pessoa, nasceu em Lisboa, no dia 13 de junho de 1888 . Com apenas cinco anos de idade, FernandoPessoa perdeu o seu pai e logo no ano seguinte também falece seu irmão Jorge. Com isso, ele e sua mãe mudam-se para uma casa mais simples. É nesta casa que cria seu primeiro heterônimo e escreve um poemacom o nome À Minha Querida Mamã.
Em 1895, sua mãe casa-se novamente e a família vai para a África. Lá, Fernando Pessoa recebe educação inglesa e tem interesse pela literatura e, a partir de 1901,escreve outros poemas, mas agora em inglês. No mesmo ano falece sua irmã Madalena e  a família retorna à Portugal. Depois de alguns anos, a família do escritor vai para Durban e ele volta para a África,onde entrar numa universidade, mas não consegue. Em 1905, retorna às terras lusitanas, matricula-se no Curso Superior de Letras, mas depois de dois anos desiste do curso. Ele continua escrevendomuitos poemas em inglês, mas já passa arriscar-se em poesia e prosa em português, inglês e francês.
Sua obra é altamente intelectualizada. Suas primeiras poesias somente foram publicadas em 1915 narevista Orpheu, ícone do vanguardismo e da renovação literária portuguesa,  junto a Mário de Sá-Carneiro. Também lançou em 1924, a revista Athena, na qual publicou poemas de seus heterônimos AlbertoCaeiro, Álvaro Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares.  Em 1925, morre  sua mãe e Fernando Pessoa passa a ajudar a revista Presença em 1927. A partir de então, suas produções passaram a ser referência paraa produção literária do Modernismo Português.
Depois de alguns anos, tem sintomas de cólica hepática e falece aos 47 anos no dia 30 de novembro de 1935.
O Amor

O amor, quando se revela, 
Não...
tracking img