Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3.1. Vagas revolucionárias liberais e nacionais – 1820, 1830 e 1848

Vencida a França e o projecto imperialista napoleónico pela resistência dos povos europeus, nos quais se incluiuPortugal, e pelos exércitos da coligação da Grã-Bretanha, Rússia, Áustria e Prússia organizados na frente comum denominada de “Quádrupla Aliança”, o objectivo destas potências era agora restaurar a ordemeuropeia arruinada por cerca de vinte anos de guerra.
Foi com esse fim que se reuniu na capital austríaca o célebre Congresso de Viena (1814-1815) onde tomaram parte oito Estados: a Inglaterra aRússia, a Prússia, a Áustria, a França, a Suécia, Espanha e Portugal. A orientação geral a que obedeceu o Congresso foi a de restaurar na Europa o princípio da legitimidade monárquica posto em causapelas ideias liberais revolucionárias e, com base nele, definir uma ordem jurídica internacional fundada no equilíbrio de forças dos Estados.
Para fiscalizar a sua execução e assegurar a suaeficácia, o Congresso criou um directório formado pelas potências da Quádrupla Aliança, na qual se integrou a França, a partir de Novembro de 1818, constituindo-se deste modo uma espécie de governo daEuropa formado pelas cinco grandes potências (Pentarquia). Para resolver as questões da vida internacional e conjugar as suas políticas, os membros da Pentarquia acordaram reunir-se periodicamente emcongressos, isto é, em “reuniões consagradas aos grandes interesses e ao exame das medidas que, (...), sejam julgadas mais saudáveis para o repouso e prosperidade dos povos e para a manutenção da Paz daEuropa” (art.º 6.º, do Tratado de 1815).
Com o mesmo objectivo, por iniciativa do Czar Alexandre I, também em 1815, foi assinado pela Rússia, Prússia e Áustria um tratado, que criou umaorganização denominada Santa Aliança (a França de Luís XVIII juntou-se-lhe posteriormente). O seu proponente tinha a esperança de que com a solidariedade dos soberanos cristãos da Europa seria possível...
tracking img