Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL DE 1º E 2º GRAUS PASCOAL RAMOS
























A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E ÁSIA


























CUIABÁ-MT
2011
ANTONIA LAYANNE
IARA FERNANDES
ORLANDO JUNIOR
WELLYTON AUGUSTO
WERLESON DA SILVA NERYTrabalho apresentado a disciplina de História Professora Arenil, do ensino médio 3º ano turma C.










A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E ÁSIA










CUIABÁ-MT
2011
Introdução
Após a II Guerra, ruem os antigos impérios coloniais e surgem novas nações na Ásia e na África. O processo de independência segue caminhos diversos: das guerras delibertação, estimuladas pelo Komintern, à resistência pacífica ou às gestões diplomáticas para obter a autonomia. 


























Causas da descolonização

A descolonização da Ásia e da África está relacionada com a decadência da Europa, motivada pela Primeira Guerra Mundial, pela crise de 1929 e Segunda Guerra Mundial.
Outro fator será o despertar dosentimento nacionalista na Ásia e na África, impulsionado pela decadência da Europa e pela Carta da ONU, que, em 1945, reconheceu o direito dos povos colonizados à autodeterminação. O ponto máximo do nacionalismo será a Conferência de Bandung (1955), ocorrida na Indonésia que estimulou as lutas pela independência. A guerra fria e a polarização entre EUA (capitalismo) e a URSS (socialismo) tambémcontribuíram para o fim dos impérios coloniais. Cada uma das superpotências via na descolonização uma oportunidade de ampliar suas influências políticas e econômicas.


A Descolonização da Ásia
Independência da Índia:O processo de independência da Índia teve seu início na década de 1920, através do Partido do Congresso, sob a liderança de Mahatma Gandhi e Jawarhalal Nerhu. A campanhade Gandhi foi caracterizada pela desobediência civil, não-violência e resistência passiva. Em 1947, os ingleses reconheceram a independência da Índia. Em face das rivalidades religiosas o território foi dividido: a maioria hinduísta, governada por Nerhu formará a União Indiana; a parte islâmica, governada por Ali Junnah, formará o Paquistão. Em 1971 o Paquistão Oriental proclama sua independênciado Paquistão Ocidental, surgindo a República do Bangladesh. Independência da Indonésia: O movimento de independência da Indonésia foi conduzido por Sukarno. A luta estendeu-se até 1949, quando a Holanda reconheceu a independência. Independência da Indochina: No ano de 1941, como resistência a ocupação japonesa, formou-se um movimento nacionalista – Vietminh – dirigido por Ho Chi Minh. Após aderrota japonesa na guerra foi proclamada a independência da República Democrática do Vietnã ( parte norte). Os franceses não reconheceram a independência e tentaram, a partir de 1946, recolonizar a Indochina, tendo início a Guerra da Indochina. Em 1954, na Conferência de Genebra foi reconhecida a independência da Indochina, dividida em Laos, Camboja e Vietnã (parte norte e parte sul). A mesmaconferência estabeleceu que o paralelo 17 dividisse o Vietnã. Em 1956 formou-se a Frente de Libertação Nacional, contra o governo de Ngo Dinh Diem – apoiado pelos EUA. A Frente contou com o apoio do Vietcong (exército guerrilheiro). O cancelamento das eleições de 1960 deu início à guerra do Vietnã. O Vietcong contou com o apoio do Vietnã do Norte, e o governo de Ngo Dinh Diem dos EUA. A guerra perdurouaté 1975, quando os Estados Unidos retiraram-se da região.
A Descolonização da África.
Independência do Egito: O Egito era um protetorado inglês ( a região possuía autonomia, supervisionada pela Inglaterra). O domínio inglês terminou em 1936, porém o canal de Suez continuou sob controle britânico. Independência da Argélia: O movimento nacionalista argelino começou em 1945....
tracking img