Historia e memoria da musica reggae em teresina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
CAMPUS CLÓVIS MOURA – CCM
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
DISCIPLINA: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM HISTÓRIA

AS PEDRAS QUE ROLAM, MAS QUE não MACHUCAM: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA MÚSICA REGGAE EM TERESINA-PIAUÍ (1980-1990).

ITALO FERNANDES DA SILVA

TERESINA- PI,
JANEIRO DE 2013
ITALO FERNANDES DA SILVA

ASPEDRAS QUE ROLAM, MAS QUE não MACHUCAM: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA MÚSICA REGGAE EM TERESINA-PIAUÍ (1980-1990).

Projeto apresentado à disciplina Métodos e Técnicas da Pesquisa em História ministrada pela profª. Mara Lígia Fernandes Costa como requisito final para aprovação da disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa em História .

TERESINA-PI,
JANEIRO DE 2013
SUMÁRIO

1. Apresentação edelimitação do problema 4
2. Enquadramento teórico 5
3. Justificativa 8
4. Objetivos 9
4.1 Objetivo geral 9
4.2 Objetivos específicos 9
5. Fontes e metodologia 9
6. Bibliografia 11

1 Apresentação e delimitação do problema
A hibridização cultural é um dos elementos estruturantes das sociedades contemporâneas, resultado de encontros e desencontros múltiplos, onde as maisdiversas práticas culturais interagem entre si, tornando-se uma categoria chave para a compreensão da produção das identidades e dos sistemas simbólicos. Sendo essas práticas que não são estáticas, novas interações são redefinidas e interferem nas identidades regionais.
A música tem um papel importante nessa configuração, pois através dela pode-se construir uma representação das letras,possibilitando uma problematização de compreensão nas formas de percepção dos sujeitos nos quais identificam-se com a mesma, e uma análise sistemática desses fatores e suas influências no contexto social.
Com isso identificamos esses elementos na música reggae, um ritmo que surge em um país de terceiro mundo e tem suas raízes nos berços populares, contribuindo para fazer um estudo sistemático colaborandopara uma melhor compreensão. Para Marcos Napolitano:
[...] a música popular é fruto de um cruzamento da música ligeira com as músicas tradicionais, das danças de salão com as danças folclóricas. Até aí nenhuma novidade, não fosse o momento histórico que propiciou este encontro, marcado pela expansão da industrialização da cultura e pelo surgimento das sociedades de massa.(NAPOLITANO,2007,p.154).

Interessante observar que a música reggae desde o seu surgimento irá ter influencias diretas no caráter social construindo uma representação social, uma identidade. Tomando por base a apropriação de Anthony Giddens, “O conceito de identidade, [...] de modo geral [...], se relaciona ao conjunto de compreensões que as pessoas mantêm sobre quem elas são e sobre o que é significativo paraelas [...].” (GIDDENS, 2005, p.43).
Daí importante observar que a música irá ter influencias diretas no meio social fazendo com que seus reconhecedores adquiram aspectos de formação desse estilo, no caso da música reggae, o amor ao próximo, a sensibilidade com as pessoas, o respeito continuo sem distinção de raça e cor. Essa era a filosofia que pregava o maior divulgador dessa musica nomundo chamado de Robert Nesta Marley, conhecido como Bob Marley.
A música jamaicana ganha peso e força para sua divulgação, no Brasil, desde a década de 1980 o ritmo serviu de inspiração para composições de ícones como Gilberto Gil e Moraes Moreira. Ainda no final dessa década grupos como Paralamas do Sucesso e Titãs gravaram algumas de suas composições nesse ritmo, anunciando o que estaria porvir nos anos 90. Na década seguinte, diversos grupos apresentam ao público trabalhos declaradamente influenciados pelo Reggae. Tribo de Jah, Cidade Negra, O Rappa, Skank e Planet Hemp foram nomes de destaque numa cena nacional que foi crescendo até o final dos anos 90, quando surge o Nativus, que posteriormente tornou-se Natirutis. (TAVARES, 1996)
Então, é a partir dessa persuasão que...
tracking img