Estrutura de artigo cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
12/4/2012

Elementos pré-textuais Elementos textuais Elementos pós-textuais

Título e subtítulo Introdução Autor(es)/filiação Desenvolvimento Resumo na língua do texto Considerações finais Palavras-chave na língua do texto

Agradecimentos (opcional)
-

1. TÍTULO (e subtítulo se houver): Descreve de forma lógica, rigorosa, breve e gramaticalmente correta a essência (o tema principal) doartigo.

Referências bibliográficas Apêndice (opcional) Anexo (opcional)

- Faça um título curto, se possível, que chame a atenção do leitor.

1

12/4/2012

2. AUTOR E TITULAÇÃO/ FILIAÇÃO: - Indicação do nome do autor (ou autores), da instituição a que pertence(m). - Caso haja mais de um autor, os mesmos deverão vir em ordem alfabética, ou, se houver titulações diferentes, deverão seguira ordem da maior para a menor titulação. - Os dados da titulação de cada um serão indicados em nota de rodapé.

3. RESUMO: ideias principais do texto. dele não devem fazer parte comentários. proporciona informações suficientes para que quem o lê julgue se é interessante fazer uma leitura aprofundada do texto. uma das funções dos resumos é serem reproduzidos em publicações que listam resumos.Características formais do resumo são:

É um parágrafo composto de frases coerentes com os objetivos pretendidos e as conclusões alcançadas no artigo. Não deve exceder 100 palavras e deve especificar de forma concisa: - O que é que o autor fez (objetivo). - Como o fez (metodologia). - Os principais resultados. O resumo não é uma introdução ao artigo, mas sim uma descrição sumária da suatotalidade.

a) uso de linguagem objetiva, suprimindo palavras desnecessárias (adjetivos e advérbios); b) não repetição de frases inteiras do texto original (a serem sintetizadas e não transcritas); c) respeito à ordem em que as ideias ou fatos são apresentados.

Deverá ser discursivo e não apenas uma lista dos tópicos que o artigo cobre.

Deve-se entrar na essência do resumo logo na primeirafrase, sem rodeios introdutórios. Não se deve citar referências bibliográficas no resumo. Referir-se apenas a dados e considerações que figurem no corpo do artigo. Evitar o uso de abreviaturas, símbolos etc., a menos que sejam de uso generalizado. PALAVRAS4. PALAVRAS-CHAVE: Caracterizam o domínio ou domínios a que o trabalho pertence. São posteriormente usadas para permitir que o artigo seja encontradoem sistemas eletrônicos de pesquisa. Elas facilitam o trabalho de indexação do artigo numa biblioteca.

2

12/4/2012

Geralmente até 6 palavras são suficientes. Iniciar pelo assunto principal, prosseguindo pelos assuntos específicos. As palavras devem ser separadas por ponto.

5. INTRODUÇÃO: Contém: - o tema da pesquisa, - a delimitação do tema em relação ao assunto tratado, - ajustificativa do trabalho, ou seja, por que é importante pesquisar sobre o assunto - o(s) objetivo(s) da pesquisa,

Não se deve repetir o resumo na introdução. - a metodologia usada para desenvolver a pesquisa - a descrição da forma como o artigo está estruturado - informações adicionais indispensáveis para situar o tema do artigo. A introdução deve, além de apresentar o contexto no qual a pesquisa estáinserida, apresentar o trabalho em si. Para escrever uma introdução informativa para o seu artigo, você deverá estar familiarizado com o problema.

Ela pode ser elaborada após você escrever discussão e conclusões. Assim você terá uma boa ideia do que incluir na sua introdução. A introdução, assim como a conclusão, é a parte mais importante do seu trabalho no plano retórico. As pessoas leem aintrodução e/ou a conclusão primeiro e decidem se querem ver o resto.

6. DESENVOLVIMENTO: A exposição pormenorizada do assunto tratado, ordenado em seções e subseções que variam considerando a abordagem do tema e do método utilizado. O desenvolvimento deve ser uma sequência lógica de tópicos que elucidarão a pesquisa. Entre seções e subseções, o autor deverá dividir o trabalho como achar...
tracking img