Literatura ler e aprender

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INEL – Instituto Educacional Logus

LITERATURA LER E APRENDER

Artigo cientifico apresentado ao Instituto Educacional Logus INEL, como requisito parcial para obtenção do titulo de especialista em inspeção, orientação, supervisão e direção educacional.

CONTAGEM
2011
RESUMO

O Trabalho aqui então colocado tem como objetivos, reconhecer, a importância da literatura infantil e incentivara formação do habito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é o que este trabalho vem propor. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver hábitos de leitura levando a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. O presente estudo inicia com um breve histórico da literatura infantil, apresentadaconceitos de linguagem e leitura, enfocando a importância de ouvir historias e do contato da criança desde cedo com o livro e finalmente colocar algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler. O tema apresentado tem como finalidade, levantar as contribuições sobre o incentivo à leitura na escola e colaborar para aquisição de uma leitura prazerosa e não imposta, que possa elevar a auto-estima,mostrando que todos são capazes de aprender. Para tanto este trabalho baseia-se em idéias cabíveis e viáveis através da estrutura metodológicas da literatura infantil.

Palavras-chave: Criança, Trabalho, Literatura, Imaginação.

SUMARIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

1- LITERATURA E SEUCONTEXTO....................................................................4
1.1 A IMPORTÂNCIA DO LIVRO PARA CRIANÇA...........................................5
1.2 A IMPORTÂNCIA DE LER...........................................................................6

2- LITERATURA NA ESCOLA...............................................................................7
2.1 O PAPELFUNDAMENTAL DA ESCOLA....................................................8
2.2 OS CONTOS E AS FABULAS.....................................................................9
2.3 A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS................................................................10
2.4 O PAPEL DO PROFESSOR.....................................................................11
2.5 FABULAS COMO LIÇÃO DEVIDA...........................................................12

3-ESCOLA E SUAS METODOLOGIAS.................................................................13
3.1 OS INCENTIVOS.......................................................................................14

CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................15

REFERENCIASBIBLIOGRAFIAS..................................................................16


INTRODUÇÃO

Dentro de uma visão ampla de um contexto sistematizado da educação, a literatura pode ser o fio condutor para um âmbito escolar renovador e conscientizador pois, através da leitura podemos formar alunos projetores do seu próprio conhecimento. O estudo então realizado tem por objetivo, verificar a contribuição daliteratura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.
Ao longo dos anos, a educação se preocupou em contribuir para formação de um individuo critico, responsável e atuante na sociedade onde vive. A escola tem a responsabilidade de buscar desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e mostrar como a literatura infantil pode influenciar de maneira positivaesse processo de aprendizagem.
De acordo com as idéias acima, percebe-se a necessidade da aplicação coerente de atividades Que despertem o prazer de ler, e estas devem estar presentes diariamente na vida das crianças desde sua mais tenra infância. De acordo com Silva “bons livros poderão ser presentes e grandes fontes de prazer e conhecimento. Descobrir estes sentimentos desde bebezinhos poderá...
tracking img