Historia emos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



Nesse novo século, a sociedade vem passando por mudanças tecnológicas e ideológicas, bem como criando novas diferenciações sociais, em espaços de tempo cada vez menores. Por isso, não se pode deixar que essas mudanças apareçam e desapareçam sem ser analisadas, através de uma compreensão à luz da ciência da sociedade.

O surgimento da tribo EMO no cenário mundial é uma dessasnovas mudanças na estrutura da sociedade. Proveniente de um gênero musical, essa ideologia transcendeu o contexto da música ao ponto de tornar-se um estilo de vida e, por isso, não deve ficar a par de uma análise sistemática sob o olhar da sociologia. Para isso, conta-se com uma gama de teorias e abordagens das quais escolherei a “teoria dos sistemas”, por sua capacidade de abranger em maiordimensão a totalidade da sociedade e suas interações.

Antes de desenvolver meu raciocínio, é preciso conhecer o conceito de tribo. De acordo com o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa de 2004, um dos conceitos para tribo é: “grupo com ocupações e interesses comuns, ou ligados por laços de amizade”. Uma tribo, então, compartilha de características semelhantes: gostos musicais, ideologias, jeitosde vestir, comportamentos, etc. Dessa forma, os EMO’s possuem um jeito peculiar de se vestir, de pensar e de se comportar, bem como possuem o mesmo gosto musical, podendo assim ser considerados como uma tribo.

Não abordarei com muita profundidade a influência da mídia na expansão da tribo EMO. Contudo, sabe-se que, pela capacidade dos meios de comunicação de massa de difusão institucionalizadade bens simbólicos a uma quantidade indefinida de interlocutores, o estilo EMO agregou um número impressionante de adeptos no mundo inteiro. E por a mídia modificar as formas de interação na sociedade, pessoas que a princípio não compartilhavam do mesmo ideal, tornaram-se EMO’s com o objetivo de aceitação e ascensão social. Sendo assim, a grande responsável pelo surgimento e crescimento dessa triboé a mídia. O meu objetivo, contudo, é enfocar o movimento EMO como uma forma de diferenciação da sociedade.

Numa primeira parte, esboçarei um pouco da origem e trajetória desse movimento, de como este, de um estilo musical, evoluiu para um estilo de vida, tornando-se uma tribo. Depois, farei uma reflexão sobre a teoria dos sistemas e sua pertinência para a teoria da sociedade, como tambémapresentarei alguns conceitos importantes. Numa terceira parte, analisarei a sociedade como sistema e a relacionarei com essa nova ideologia, ou seja, o que a tribo EMO e a “teoria dos sistemas sociais” têm em comum. Por último, tentarei levantar algumas hipóteses do futuro dessa tribo, de como esta vai se estabilizar ou não no sistema social.

Ao final, acredito que poderemos compreender, além domovimento EMO, outros movimentos sociais provenientes da esfera da música como, por exemplo, o movimento Hippie, nos anos 70 e o movimento Funk, atualmente, no Brasil.

desenvolvimento

DE UM ESTILO MUSICAL A UM ESTILO DE VIDA: O SURGIMENTO DE UMA TRIBO EMO

Origem: a música EMO

O termo EMO é a abreviação da expressão em inglês Emotional Hardcore (hardcore emocional) e foi dado ao estilomusical proveniente do punk rock. Surgida nos anos 80, em Washington DC, a música EMO, ou emocore, mescla o som pesado, característico do punk, com letras introspectivas e românticas. Conflitos com os pais, decepções amorosas, indignações com o mundo são os temas abordados nessas letras.

O estilo musical EMO surgiu através de bandas como Rites of Spring e Embrace, que tinham um som parecido como punk original, mas com um ritmo um pouco menos acelerado e com canções mais emotivas. Bandas de hardcore já estabelecidas, como 7 Seconds e Scream, aderiram a esse novo estilo emocore, diminuindo o andamento, escrevendo letras mais introspectivas e acrescentando influências do rock alternativo da época.

Em 1982, o estilo EMO ganhou uma dinâmica calmo/gritado (quiet/loud) e as bandas EMO...
tracking img