Historia dos correios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Num mundo em que a intensidade das relações entre os países adquire velocidade vertiginosa, os CORREIOS passam a ser um dos principais meios pelo qual o Brasil está conectado ao mundo. Afinal, quem nunca enviou ou recebeu uma carta? Mandou um telegrama? Ou recebeu alguma encomenda por SEDEX? Todo brasileiro já utilizou, pelo menos uma vez na vida, algum dos produtos e serviços dos CORREIOS, quediariamente entrega milhões de cartas, encomendas, boas notícias e sonhos, provenientes de todas as partes do mundo em milhares de residências espalhadas pelo país.

A história
A história começou quando com o desenvolvimento dos setores produtivos do Brasil tornou necessária a reorganização do serviço postal em torno de um modelo mais moderno que o do DCT (Departamento de Correios e Telégrafos),que não apresentava infraestrutura compatível com as necessidades dos usuários. A empresa, como conhecemos, surgiu então no dia 20 de março de 1969, através da Lei nº 509, com a criação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos(ECT), uma empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações, em substituição ao então Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). A mudança não representouapenas uma troca de sigla, foi seguida por uma transformação profunda no modelo de gestão do setor postal brasileiro, tornando-o mais competitivo. Dentre as medidas adotadas, destacam-se o Código de Endereçamento Postal (CEP), a criação de centros de triagem eletrônica e a instalação de uma rede postal noturna. O ciclo de desenvolvimento ocorrido na década de 70 correspondeu a novas necessidades deuma clientela que, pouco a pouco, viu distâncias serem encurtadas e percorridas graças ao serviço postal, que se estruturou e passou a desenvolver e oferecer produtos e serviços de acordo com a realidade do mercado e as necessidades de seus clientes.

Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa, juntando-se aos tradicionais serviços de cartas,malotes, selos e telegramas. Em 1972 têm início as operações internacionais de Correspondência Agrupada por meio de um convênio com os Estados Unidos. Em 1974 foi instalado mais de 5.000 caixas de coleta nas capitais e nas cidades mais populosas do país, facilitando, desta forma, o acesso do usuário aos serviços postais. E no ano seguinte, a rede de atendimento se expandiu, com a inauguração de novasagências postais, postos de Correios e postos de vendas de selos. Pouco depois, em 1976, ocorreu a instalação dos Centros de Triagem Automática, possibilitando maior rapidez no encaminhamento de objetos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A partir da adoção de novos modelos de gestão, a ECT se tornou autosuficiente financeiramente em 1977, transformando os correios em atividadesuperavitária – e, agora, cada vez mais informatizada.

Em 1978, mesmo ano em que, pela primeira vez, os COOREIOS estavam presentes em todos os municípios brasileiros, era inaugurada a Escola Superior de Administração Postal (ESAP). O serviço de SEDEX (Serviço de Encomenda Expressa Nacional com prazo máximo de entrega de 24 horas) foi implantado em 1982, entre as principais capitais do país. Umaproposta inédita, até então no país, que no ano de lançamento distribuiu 72.165 unidades. No ano seguinte, novos produtos foram criados como o Serviço POST-GRAMA, o FAXPOST atual, a carta eletrônica e o Aerograma Internacional. O Serviço de Correio Rural foi criado em 1985. Quatro anos mais tarde, iniciou-se a implantação do sistema de franquia para as unidades de atendimento (agências) da ECT com acriação da marca CORREIOS. Neste ano ainda foram implantadas novas modalidades de SEDEX.

A ECT reformulou sua estrutura organizacional e tornou-se flexível e adaptável às necessidades da clientela, enfatizando uma postura de marketing mais agressiva visando cumprir sua meta prioritária: a satisfação do cliente. Foi criado o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAL). O novo milênio teve início...
tracking img