O Simbolismo é uma escola literária que surgiu na França, em 1888, movida por ideias subjetivas, individualismo e o misticismo. O individual entra em destaque nas obras dos simbolistas, devido aointeresse pelas coisas particulares e a desvalorização dos atributos da realidade. O Simbolismo estreita os ideais com o Romantismo, visando algo a mais do que o simples egocentrismo.


As obras daescola literária do Simbolismo são baseadas em temas que não tratam da realidade física, mas do misticismo, das coisas espirituais, mais abstratas. É uma escola que traz muitas passagens oníricas, ouseja, relativas ao sonho. Essa palavra utilizada em textos que se referem à escola. Os simbolistas mexem bastante com as sensações do ser humano, seja na música, na arte ou na literatura. Na última,usando as figuras de linguagem, como aliteração (repetição consoantes), e assonâncias (repetição da vogais').

O movimento simbolista foi iniciado por Charles Baudelaire, na França,com sua obra chamada'As Flores do Mal', em 1857. E suas ideias eram de oposição com os movimentos do Realismo, do Naturalismo e do Positivismo.. No Brasil, as obras que inauguram a escola literária simbolista, em 1893,são: Missal (escrita em forma de poema, mas em prosa - texto corrido) e Broqueis (poemas em versos). Em Portugal, a obra que abre a escola é "Oaristos", de Eugênio de Castro, em 1890.

OParnasianismo nasceu no século XIX, na mesma época do Simbolismo, na França. Os autores da escola literária prezavam pelo detalhe, a riqueza de palavras. As obras do Parnasianismo são focadas na objetividade,totalmente contrárias às ideias dos românticos, em que a realidade é posta sem influências subjetivas.

A arte se autojustifica nesse movimento literário, pois o processo artístico é, ele próprio, oínico a fim de que a arte deve desejar. Desse modo, eles têm um apreço grande pela estética. As poesias parnasianas costumam ser bem formais, juntamente com uma linguagem bem diversificada. Os... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). Historia do parnasianismo e do simbolismo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Historia-Do-Parnasianismo-e-Do-Simbolismo/433910.html

MLA

"Historia do parnasianismo e do simbolismo" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Historia-Do-Parnasianismo-e-Do-Simbolismo/433910.html>.

MLA 7

"Historia do parnasianismo e do simbolismo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Historia-Do-Parnasianismo-e-Do-Simbolismo/433910.html>.

CHICAGO

"Historia do parnasianismo e do simbolismo." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Historia-Do-Parnasianismo-e-Do-Simbolismo/433910.html.