Historia do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
História do Brasil
Professora: Lourdes M.G Conde Feitosa
Música Indígena Brasileira

Faz parte do vasto universo cultural dos povos nativos do Brasil. A música indígena tem recebido algumaatenção do ocidental desde o início da colonização do território, com os relatos de Jean de Léry sobre alguns cantos tupinambás, em 1558, e de Antonio Ruíz de Montoya, cujo extenso léxico inclui um universode categorias musicais do guarani antigo.
Estudiosos mais recentes como Mário de Andrade e Villa Lobos, se preocuparam em conhecer a música dos indígenas brasileiros, Villa Lobos inclusive deixalatente a influência dos nossos nobres antepassados ameríndios em sua obra musical.
O contato com os jesuítas proporcionou a alguns grupos indígenas, como os guaranis, o conhecimento da música clássicada Europa Ocidental.
No sul do Brasil, no território das Missões, havia índios que tocavam instrumentos europeus, como clarinete e violino, e ainda construíam esses instrumentos que eramvendidos em grandes cidades da Europa, como Lisboa, Madri e Viena.
A maioria dos grupos indígenas associa a música ao sagrado, aos rituais de exorcismo, mitos fundadores, magia e ligação com os ancestrais.Para eles, a música é um presente dos deuses, que estavam entristecidos com o silêncio no mundo dos homens. Não só a música, mas a dança cumpre um papel de marcar rituais de passagem (idade adulta,fertilidade nas mulheres).
Existem instrumentos exclusivos para homens e outros que só mulheres podem tocar. Em alguns rituais, as mulheres podem ouvir a música, mas não podem ver a desempenho.
Amúsica ameríndia não segue o sistema tonal, sendo de difícil transcrição para o ouvido europeu (música tonal é toda música que apresenta uma tonalidade definida, ou seja, uma hierarquia entre as notasutilizadas, girando em torno de uma principal).
A cultura indígena é basicamente oral, nela a música é uma extensão da fala, e seus limites às vezes são sutis e imprecisos. Um discurso pode...
tracking img