As posturas docentes encontradas no ambito escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

AS POSTURAS DOCENTES ENCONTRADAS NA REALIDADE ESCOLAR.

Brasilia de Minas
2011


AS POSTURAS DOCENTES ENCONTRADAS NA REALIDADE ESCOLAR.

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, com a finalidade de atender a Disciplina Interdisciplinar, 5º Semestre de 2011, sob orientação dos Professoresedilaine Vagula, Eliana França.Tutor de Sala:
Tutora Eletrônica: Maria Estela Vivan



Brasilia de Minas.
2011

As posturas docentes encontradas na realidade escolar.

Oreconhecimento de uma sociedade cada vez mais tecnológica deve ser acompanhado da conscientização da necessidade de incluir nos currículos escolares as habilidades e competências para lidar com as novas tecnologias. No contexto de uma sociedade do conhecimento, a educação exige uma abordagem diferente em que o componente tecnológico não pode ser ignorado. As novas tecnologias e o aumento exponencial dainformação levam a uma nova organização de trabalho, em que se faz necessário: a imprescindível especialização dos saberes, a colaboração transdiciplinar e interdisciplinar; o fácil acesso á informação e a consideração do conhecimento como um valor precioso na vida econômica.
O professor, neste contexto de mudanças, precisa saber orientar os educandos sobre onde colherinformação, como tratá-la e como utiliza-la. Esse educador será o encaminhador da autopromoção e o conselheiro da aprendizagem dos alunos, ora estimulando o trabalho individual, ora apoiando o trabalho de grupos reunidos por área de interesses. Frente a esta situação, os professores enfrentam o desafio não apenas de incorporar as novas tecnologias como conteúdos do ensino, mas também reconhecer e partirdas concepções que as crianças têm sobre essas tecnologias para elaborar, desenvolver e avaliar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento de uma disposição reflexiva sobre os conhecimentos e os usos tecnológicos.
A sociedade atual passa por profundas mudanças caracterizadas por uma profunda valorização da informação. Na chamada sociedade da informação, processosde aquisição do conhecimento assumem um papel de destaque e passam a exigir pensar, de aprender, de trabalhar e de se conhecer como individuo. Cabe a educação formar esse profissional e para isso, esta não se sustenta apenas na instrução que o professor passa ao aluno, mas na construção do conhecimento de novas competências. Nos anos iniciais do ensino fundamental que existem muitas dificuldadestanto para o aluno quanto pra o professor, pra comunicar, compreender, raciocinar, pois muitas vezes eles sentem inseguros. Por isso ,principalmente o professor tem de ter a segurança do que vai falar com os educandos, pois a principal ferramenta de trabalho do professor é a comunicação.
Diante disso, um novo paradigma está surgindo na educação e o papel do professorfrente às novas tecnologias, será diferente. É preciso formá-los do mesmo modo que se espera que eles atuem. O processo de preparação dos professores, atualmente, consiste em cursos ou treinamentos com pequena duração, para exploração de determinados programas, cabendo ao professor o desenvolvimento e atividades com essa nova ferramenta junto aos alunos, sem que tenha oportunidade de analisar asdificuldades e potencialidades de seu uso na pratica pedagógica. Para inovações, novos instrumentos e utensílios serão necessários, entre eles as estradas da comunicação como a internet e a capacitação docente para o domínio das novas tecnologias.
Diante de cada comunicador, existem os pontos positivos e os pontos negativos. Alguns pontos positivos:
• o professor, na nova...
tracking img