Historia de goias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Goiás despontou no mapa do Brasil graças ao brilho do ouro. As regiões auríferas chamaram a atenção do império que tratou de organizar bandeiras. A mais conhecida delas foi a chefiada por BartolomeuBueno da Silva (1722-1725), o Anhangüera, que encontrou as primeiras minas de ouro na região. Com ela se iniciou o povoamento branco e mestiço no território dos índios Goyazes.



Os primeirosanos foram de verdadeira “febre”. Ao pé da Serra Dourada, bem próximo às nascentes do Rio Vermelho, surge o Arraial de Sant’ Anna. O lugar é exposto a um clima quente e sem ventilação. Para osexploradores, isso não importava. A presença de ouro e água bastava. Em torno de Sant’ Anna, a mineração se expandia e multiplicavam os pontos de garimpo. Assim foram surgindo outros pequenos arraias, como:Ferreira, Barra, Anta, Ouro Fino e Santa Rita. A corrida do ouro tornou o território goiano foco de migrações. Com isso, novos povoados foram surgindo. Manuel Rodrigues Tomás, companheiro de BartolomeuBueno, descobre ricas jazidas na Serra dos Pirineus, em 1731. Assim, junto ao Rio das Almas, é fundado o Arraial de Meia Ponte (Pirenópolis).



Para que as minas de ouro e diamantes fossemadministradas de perto, o rei de Portugal decidiu mandar alguém para comandar a província e evitar o contrabando de pedras preciosas. Com essa missão, chega, em 1749, o primeiro governador geral Dom Marcosde Noronha, o Conde dos Arcos. Nessa época, a Capitania de Goiás deixou de ser vinculada à Capitania de São Paulo. Na verdade, a primeira capital do Estado foi Vila Boa, hoje cidade de Goiás, cujoprimeiro núcleo foi o Arraial de Sant’ Anna.



Hoje com 250 anos, o Estado de Goiás é um dos mais prósperos do País. Possuiu 4 milhões e 848 mil habitantes. A principal atividade deixou de ser amineração, passando a ocupar seu lugar a agropecuária. Goiás é responsável por 10 por cento da produção de grãos do País e tem o terceiro maior rebanho brasileiro. São 18 milhões de cabeças perdendo...
tracking img