Historia de engenheiro caldas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO

BREVE HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ENGENHEIRO CALDAS - MG (ORIGEM E FORMAÇÃO)

Em 1906, partiu da cidade de Rio Branco-MG, uma caravana composta de 12 (doze) homens, entre eles: Joaquim Domingos da Silva, Coronel Joaquim Pião, Francisco Manoel Ribeiro, José Manoel Ribeiro e outros, a procura de terras férteis para fixarem suas residências. Ao chegarem construíram umpequeno barraco (hoje onde se encontra instalada a Loja Imigrantes Móveis) daí começaram a derrubar matas e construir as primeiras casas, alargando o terreno.
A primeira missa foi celebrada pelo Pe. Palhinha, no local onde atualmente está edificado o prédio onde funciona o “Hotel do Pimenta”, e ali iniciou-se o povoado.
Mais tarde foi elevada a VILA DE SANTA BÁRBARA, cujo terreno foi doado pelochefe da caravana, o então chamado Sr. Coronel Joaquim Pião.
Os moradores mais antigos: Joaquim Manoel Ribeiro, que construiu a Igreja do Cemitério, as famílias do Sr. Antônio Adeodato, Sr. José Ernesto, Ricardino Cruz, Antônio Barbosa Coutinho, dentre outros.
Em primeiro de março de 1963 foi emancipado o distrito de Santa Bárbara de Tarumirim, passando a chamar Engenheiro Caldas, em homenagema um célebre engenheiro que muito trabalhou na rodovia BR 116, que corta a cidade. Passaram a fazer parte do município os distritos de São José do Acácio e Divino do Traira.
O Município de Engenheiro Caldas, Estado de Minas Gerais, Brasil, foi criado pela Lei Estadual Nº. 2.764 de 30 de dezembro de 1962, com o território desmembrado do município de Tarumirim - MG, sua atual Comarca.
Localizadono Vale do Rio Doce, o município possui área geográfica de 217 Km², 767 metros de altitude em relação ao nível do oceano atlântico, coordenadas geográficas 19º, 12’ e 00” em latitude sul, e 42º, 03’, 26” em longitude oeste em relação ao meridiano de Grenweech, a adoção do atual nome de Engenheiro Caldas se deu por fora da mesma Lei de criação do município, tendo sido homenageado o engenheiroFelipe Moreira Caldas, responsável pela construção da atual Rio Bahia, BR 116 que corta a sede do município e sua elevação da categoria de Povoado a Distrito se deu pela Lei Nº. 336 de 27 de dezembro de 1948, e o adjetivo pátrio dos filhos da terra é CALDENSE.
No dia 1º de março de 1963 com grandes festejos, foi instalado oficialmente o Município de Engenheiro Caldas tendo sido nomeado o Sr. Dr. Joséde Assis Rodrigues para administrar a cidade. Em 15 de novembro de 1963 foram realizadas as primeiras eleições municipais, tendo sido eleito o primeiro prefeito de Engenheiro Caldas, Sr. Divino Paulino de Oliveira.
Engenheiro Caldas, fiel às diretrizes de seus primeiros fundadores, continua trilhando o caminho do amplo desenvolvimento, em todos os sentidos. Município de terras férteis propiciouo recrudescimento da cultura do feijão, milho, arroz e da agropecuária, molas mestras do desenvolvimento econômico da região. Posteriormente foi crescendo o comércio, a indústria, principalmente a produção de cerâmica vermelha, a cultura, o que propiciou uma melhor condição de vida na cidade, que conta com infra-estrutura de rede elétrica, água tratada, telefone, rede de internet, entre outras.Hoje o município conta com uma população aproximada de 9.740 habitantes.
Engenheiro Caldas/MG, por ser cercada por matas e morros propicia a atividade esportiva de “trilhas” organizada pelo grupo de motoqueiros ligados ao TRAIL CLUBE PÓ E BARRO”, e contam sempre com a parceria de visitantes das diversas cidades da região. O Grupo “Pó e Barro”, promove todos os anos no mês de setembro o eventodenominado “ENDURO DO TIJOLO“ que faz parte da “COPA DOS VALES”, Enduro de Regularidade.
As atividades do Trail Clube Pó e Barro envolvem pilotos amadores e profissionais.
Ecoturismo - Turismo de aventura, realizado pelo grupo Trail Clube Pó e Barro. Os pilotos que praticam o Turismo de Aventura na nossa região tem consciência de que trata-se de uma atividade que deve se exercida de forma...
tracking img