Resenha do filme "segunda feira ao sol"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário de Gestão com Pessoas
Aluna: Rayani Trindade Stein
Professor: Ricardo Behr

Resenha do filme: “Segunda-feira ao Sol” de Fernando León Aranoa

O filme de Fernando León Aranoa se passana costa da Espanha, em uma cidade da região norte. O seu tema central é o desemprego, vivido por ex-trabalhadores da indústria naval, quando os estaleiros onde trabalhavam são fechados. Ao longodesse período de reestruturação produtiva, o estaleiro “Aurora”, local onde o principal personagem do filme, Santa, vivido por Javier Barden, é comprado e fechado por um grupo de investidores coreanos,que buscam construir um hotel de luxo em seu lugar.
Santa, era um ex-líder sindical, sociável, solitário, organizador, que se recusa admitir o fracasso. Os personagens centrais do filme galgaram oaprendizado de suas profissões no trabalho do dia-a-dia, e são lançados novamente no mercado de trabalho, que o mesmo não tem lugar para acolhê-los.
A realidade final é uma rotina que compreende umencontro quase que diário em um bar, onde todos se encontram e compartilham entre si a situação de degradação ocupacional, de rendimentos e de falta de lugar próprio na realidade social em que estãoinseridos.
A personagem Santa, o mais resistente às mudanças em que estão sofrendo, lança em vários momentos do filme a pergunta que descreve muito bem a realidade desses desempregados: “Que dia dasemana é hoje?”. Cada dia para eles é sempre igual, e a falta de consciência do dia em que estão vivendo, deixa claro que um dia de trabalho ou um dia de folga não se diferenciam entre si. Sem terconhecimento de que dia vive, qual sentido a vida pode ser para esses personagens?
A instabilidade do lugar social resulta em diversas outras instabilidades: familiar, de recursos, financeira, da saúde. Oquestionamento do papel de homem-provedor traz conflitos e tensões de difícil conciliação. O personagem Lino busca inserção no mercado, tentando vencer o título de desempregado de meia idade. Um...
tracking img