Historia da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

A história da contabilidade no Brasil iniciou na época colonial, a coroa portuguesa estabeleceu no Brasil um Governo-Geral para se ter mais controle da colônia. Depois mais tarde com a criação do Conselho Federal de Contabilidade, a contabilidade passou a ser mais conceituada. A contabilidade é uma área que está em constante mudança, essas mudanças apareceram consequentemente pelocrescimento das empresas, e foi dentro deste contexto que a contabilidade passou a ser vista como um sistema sofisticado de fornecimento de informações.

Palavras-chave: História da Contabilidade no Brasil. Surgimento do CRC. A Evolução da Área
Contábil.

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado numa forma clara e objetiva a evolução da Contabilidade no Brasil, desde a época colonial até osdias atuais. Neste paper são relatadas importantes datas, além de leis e decretos, visando transmitir o conhecimento da história da Contabilidade brasileira e como ela contribui nos dias atuais.


2 A CONTABILIDADE NO BRASIL

O Brasil estava sob domínio de Portugal quando iniciou as primeiras atividades contábeis na época colonial. As primeiras atividades contábeis tinham o objetivo decontrolar e projetar métodos de desenvolvimento das primeiras Alfandegas. Esses fatos demonstravam as preocupações com o ensino da área contábil, pois, em 1549 foram criados os primeiros armazéns alfandegários, e para controle deste, o Brasil ainda era inexperiente. A coroa portuguesa estabeleceu um Governo-Geral para se ter mais controle da colônia, determinando também a obrigatoriedade deregistro da matrícula de todos os guarda-livros na junta comercial. Em 1679 é criada a primeira Casa de Contos, órgão responsável por processar e fiscalizar as receitas e despesas de Estado. Em 1808 com a chegada da família real ao Brasil, a colônia passou a comercializar produtos de outros países, além de Portugal, proporcionando um desenvolvimento sócio-econômico e cultural mais efetivo na colônia,nesse período a colônia abriu seus portos às nações amigas. O desenvolvimento social que ocorria naquele período, aliado a expansão da atividade colonial provocou um aumento nos gastos, exigindo um melhor controle das contas públicas e receitas do Estado, e para este fim foi implantado o órgão denominado Erário Régio.


Com a instalação do Erário Régio, foi introduzido o método das partidasdobradas, que é o registro das operações contábeis, onde um débito em uma ou mais contas devem corresponder a um crédito, de forma que a soma desses valores debitados seja sempre igual a soma dos valores creditados, ou seja, as partidas dobradas é uma equação de equilíbrio. Esse órgão era composto por um presidente com a função de inspeção geral, um contador e um procurador fiscal, responsáveis portoda a arrecadação, distribuição e administração financeira e fiscal (RIBEIRO, 2010).


No Brasil, a primeira referência oficial à escrituração e relatórios contábeis ocorreu no ano de 1808, elaborada por Dom João VI. Esse processo de escrituração só poderia ser feito por profissionais que estudassem aulas de comércio. Essas aulas de comércio foram instituídas no Brasil no ano de 1808, sendoo Sr. José Antônio Lisboa, o primeiro professor de contabilidade no Brasil, sendo assim no ano de 1870 acontece a primeira regulamentação brasileira da profissão contábil, por meio do decreto imperial nº 4475, é reconhecida também oficialmente a Associação dos Guarda-Livros da Corte. O Código comercial brasileiro, passou a obrigar a manutenção e escrituração de livros por comerciantes, daí então,teve de oferecer a disciplina de Escrituração Mercantil, no Instituto Comercial do Rio de Janeiro (COELHO, 2010).


No ano de 1902, foram fundadas quatro escolas contábeis, a Academia de Comércio do Rio de Janeiro, a Escola Prática de Comércio de São Paulo, Instituto Comercial do Distrito Federal e a Academia de Comércio de Juiz de Fora. No ano de 1915 é fundado o Instituto Brasileiro de...
tracking img