Historia da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DA CONTABILIDADE


Márcio Vinícius Carvalho da Silva
Profª. Roselena Odorizzi
Faculdade Metropolitana de Marabá - CEMAR
Administração/Recursos Humanos (REH11)-Metodologia do Trabalho Acadêmico
20/10/10


RESUMO

A contabilidade desempenha um papel de fundamental importância na evolução da humanidade, pois desde os tempos mais remotos esteve presente no cotidiano dos homensainda que de forma natural e espontânea. No inicio a contabilidade era praticada de forma rústica sem nenhuma fundamentação teórica, servia apenas para registro de posses. Com o passar do tempo essa consciência foi mudando, novas tecnologias foram surgindo e exigindo um detalhamento maior dos registros contábeis. O caminho percorrido pela contabilidade ate se tornar ciência foi longo e lento, atéchegar ao ponto que estamos.


Palavras-chave: Contabilidade. História. Patrimônio.


1 INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho tem por objetivo realizar um estudo baseado numa pesquisa bibliográfica sobre a história da contabilidade, que por sua vez é um assunto de grande relevância para que possamos entender quando surgiu a necessidade de controlar os gastos realizados por uma entidade,considerando o início desse processo desde os tempos primitivos até o período moderno onde ficou estabelecida uma padronização das normas contábeis. Levando em consideração que se trata de um processo histórico, isso nos remete a um processo lento e com mudanças que sempre visaram à melhoria de uma técnica que se tornou indispensável para o controle dos bens de muitas atividades comerciais da atualidade.2 HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

A história da contabilidade é um assunto tão remoto quanto à história da humanidade, esta área do conhecimento cientifico que contabiliza e controla as transações efetuadas pela organização ou pessoa física, surge em um momento onde fica clara a necessidade de proteger ás posses e interpretar as atividades realizadas com determinados valores, para que o legadocomercial de um individuo perpetuasse com o objetivo alcançar um determinado fim.
Segundo Drumond (1995, p.93) o tempo das cavernas é o ponto determinante para o início desse estudo, onde por meio de pesquisas arqueológicas recentemente realizadas em alguns países do oriente médio, foram encontradas fichas confeccionadas com barro que possivelmente eram utilizadas com o intuito de controlarestoque que se retrata em um período de aproximadamente 8.000 AC. Portanto, por causa desse processo tão rudimentar de controle, concluiu-se que naquela época o homem já tinha uma preocupação em observar e atentar para as variações em suas posses.

Já na pré-história, o desenvolvimento da inteligência humana não era tão considerável, pois o Homem de Neandertal realizava suas ações de sobrevivênciacotidianas sem se preocupar com a acumulação de bens e nem controle de excedentes de produção, fato que foi completamente diferente com o surgimento do Homo Sapiens , que além de realizar as mesmas atividades do primeiro homem mencionado, agora cultivava seus cereais e dedicava-se a criação extensiva de rebanhos para fins de acumulação de riquezas, o que posteriormente com sua morte era deixado paraos parentes mais próximos na forma de herança que mais tarde pela contabilidade foi tratada como patrimônio.

Partindo dessa denominação de patrimônio que os excedentes e acúmulos de riquezas começaram a serem incorporados com o fim de se ter o conhecimento de tudo que o individuo tinha disponível em seu poder, porém esses acúmulos foram tão intensos que surgiu a necessidade de saber quanto apessoa tinha, o que era gasto e o que ela conseguia de volta, surgia assim a contabilidade na forma de técnica e não de ciência propriamente dito, com o objetivo de controle do patrimônio.

Patrimônio é uma palavra que deriva das expressões pater ou patris que é um termo designado para determinar quaisquer valores, sejam estes herdados ou não.

A origem da contabilidade está relacionada...
tracking img