Yalom, i.d. os desafios da terapia. reflexões para pacientes e terapeutas

820 palavras 4 páginas
YALOM, I.D. Os desafios da terapia. Reflexões para pacientes e terapeutas

Cap. 58 - FAÇA CONSULTAS DOMICILIARES * “Visitas domiciliares são eventos significativos (...). Devemos estar dispostos a sermos flexíveis, criativos e individualizados na terapia que oferecemos.” (p.157) * “(...) Por que a tradição de consultas domiciliares, tão comuns na assistência médica, agora parece tão ousada e arriscada?” (p.157)
Cap. 59 – NÃO LEVE MUITO A SÉRIO AS EXPLICAÇÕES * “(...) Os terapeutas dão um valor muito maior que os pacientes para a interpretação e o insight.” (p. 158) * “(...) Nos apegamos tenazmente à crença de que uma explicação, alguma explicação é possível. Isso torna as coisas suportáveis, ungindo-nos com uma sensação de controle e domínio.” (p. 159) * “Na prática, há uma enorme complexidade na ligação entre o projeto intelectual e o relacionamento terapeuta-paciente (...).” (p. 159)
Cap. 60 – RECURSOS PARA ACELERAR A TERAPIA * “(...) Existem ocasiões próprias para que um terapeuta desenvolva algum exercício que se adapte às necessidades de um paciente em particular.” (p. 163) * “(...) Técnicas são úteis não como um fim em si mesmas, mas para gerar dados para exploração subsequente”. (p. 164)
Cap. 61 – TERAPIA UM ENSAIO GERAL PARA A VIDA * “A psicoterapia não é um substituto para a vida, mas o ensaio geral para a vida” (p.165) * O relacionamento terapêutico: proporciona um porto seguro para os pacientes, vivenciam experiências de serem aceitos e compreendidos, ensina aptidões sociais; * “O relacionamento terapêutico serve como um ponto de referência interno para o qual os pacientes podem voltar em sua imaginação, e abrigar a expectativa de relacionamentos semelhantes”. ( p.165) * “Os pacientes precisam transferir sua mudança para seu ambiente de vida.” (p. 166)
Cap. 62 – USE A QUEIXA INICIAL COMO UMA ALAVANCA * “As interpretações serão mais eficientes quando a emoção do paciente tiver diminuído o bastante

Relacionados

  • O tratamento de transtorno da personalidade borderline: uma perspectiva cognitivo-comportamental e analítico-comportamental
    18504 palavras | 75 páginas
  • Sistema Cardiovascular
    83218 palavras | 333 páginas