Trovadorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trovadorismo - Cantigas de Amigo e Amor





































Sumário

-Introdução...........................................................................................................3

-Objetivo................................................................................................................4

-Parte experimentalForça dos eletrólitos...................................................................................5;6

Indicadores ácido-base..............................................................................6;7

-Conclusão.............................................................................................................8

-Referênciasbibliográficas.....................................................................................9























Introdução

Como se sabe, o homem sentiu, desde o começo de sua existência, a necessidade de expressar e manifestar seus sentimentos e emoções através de uma linguagem especial, organizada com ritmo, de modo a ser cantada.
A poesia trovadoresca foi um gênero singular que floresceu entre osséculos XI e XII no sul da França, especialmente em Provença, e no norte da Itália e da Espanha. Uma das mais brilhantes formas poéticas já criadas, a arte dos trovadores influenciou toda a poesia lírica posteriormente na Europa.
A partir daí houve ramificações e o gênero foi se difundindo e tal cultura ficou conhecida como trovadoresca ou arte de trovar.
O trovadorismo foi o primeiro movimentoliterário no mundo ocidental e apresentou a realidade da época.






























Trovadorismo – Cantigas de Amigo e Amor

Os historiadores costumam limitar o Trovadorismo entre os anos de 1189 ou 1198(data do primeiro texto conhecido como Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirós) até 1418, com a nomeação de Fernão Lopes como Guarda Mor da Torre deTombo. Mais importante que essas datas convencionais é saber que o Trovadorismo corresponde à primeira fase da história portuguesa: ao período da formação de Portugal como reino independente.

Naquela época, a poesia não se separava da música e, por isso, as composições são conhecidas como cantigas. Existem duas modalidades de cantigas: cantiga lírico-amorosas (cantigas de amigo e amor) e ascantigas satíricas (cantigas de escárnio e maldizer). Suas poesias eram acompanhadas por instrumentos musicais como a lira, a harpa, a rabeca, o alaúde, a flauta, o tamborete, o címbalo e outros.

Momento histórico do Trovadorismo:

A origem da Literatura portuguesa se inicia por volta do século XII, momento em que Portugal conquista sua independência. Assim ocorre a unificação das línguas dePortugal e Galiza, originando assim o galego-português. Alguns aspectos históricos são relevantes na visão da sociedade da época.

O feudalismo, no plano político-econômico, já em declínio, terá reflexos até mesmo na linguagem da poesia amorosa. Os nobres que possuíssem feudos exerciam o poder do governo por meio de um sistema de vassalagem, que era baseado numa espécie de contrato que implicavacompromissos mútuos entre o senhor e o vassalo. Os vassalos obedeciam ao senhor e o serviam em troca de proteção e ajuda econômica. Esse sistema de vassalagem refletiu-se na poesia trovadoresca, principalmente nas cantigas de amor, em que o trovador se colocava normalmente na condição de vassalo diante da dama. As cortes dos reis e dos grandes senhores feudais também eram os grandes centros deprodução cultural e literária.

A reconquista do território, dominado pelos árabes desde o século VIII, faz prolongar na nobreza ibérica, o espírito guerreiro e aventureiro das Cruzadas. Daí o gosto tardio em Portugal pelas novelas de cavalaria.

Por último, o profundo espírito religioso medieval, o teocentrismo, aspecto religioso. Com o avanço do Cristianismo no final do século V, surge uma...
tracking img