Historia da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A contabilidade segundo a história existe desde antiguidade com princípios rudimentares, surgindo junto com as histórias das civilizações.

A história da origem da contabilidade tem sido pouco explorada, o objetivo desse trabalho e focar a relação da história da evolução do pensamento contável com a própria história da humanidade.
O nosso propósito e de mostrar onosso estudo sobre a evolução e o surgimento dos primeiros indícios até o momento atual da história da contabilidade.

[pic]

História

A história da contabilidade e tão antiga quanto a história das civilizações. Onde o homem vivia da caça, da pesca e da coleta de alimentos já havia indícios da pratica rudimentar da contabilidade usando folhas, pedaços deossos e pequenas pedras de diversos tamanhos.Com o passar dos séculos o homem aprende a domesticar animais e praticar a agricultura rompendo a vida comunitária, a partir disso cada pessoa criava sua riqueza individual, e quando morria seu legado era deixado como herança aos filhos e parentes. Foi criado o termo património.
Os primeiros registros patrimoniais foram na região da Mesopotâmia porvolta de 2000 a. C. Surgindo os mercados baseados na troca de mercadorias por outra. A medida que o homem começava a adquirir maior quantidade de bens passou a preocupar-se como faria para aumentar suas poses e quanto elas poderiam render.
Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controlar seus bens, que não poderia ser feito sem o devido registo,a fim de prestar conta da coisa administrada.
A contabilidade foi um importante fato da história, fez o homem raciocinar evoluindo de maneira acelerada chegando ao mundo capitalista.

Para melhor entender a historia da contabilidade podemos estuda-la da se quite forma;

1 Período Antigo
2 Período Medieval
3 Período Moderno
4 Período Contemporâneo ouCientifico

Período Antigo

Esse período compreende desde a época a.C. ate por volta de 1202 da era cristã.
Na mesopotâmia mesmo sem a escrita o homem passa a fazer seus registros contabeis usando pedras e fichas de barros de vários formatos que representavam o controle.
As pedras representavam os nascimentos de animais ou transferência para pagamento de dívidas e outras razoes.
Asfichas de barro representavam mercadorias utilizadas em transações comerciais, que poderia ser animais ou mesmo produtos agriculos.
Na sua forma mas rudimentar surge a escrita que era feita através da pictografia, que consiste na reprodução mediante esboço ou desenho tosco do objeto material a que faz referencia.
Com os sumérios e babilónios surge um tipo de escrita em forma de cunhaque leva o nome coniforme, um tablete de barro onde era registrado a contabilidade daquela época.
Os egípcios contribuíram muito para o desenvolvimento da ciência contábil, devido a necessidade de organizar a recardação de impostos inovaram ao efetuar valores monetários em seus registros. O “shat’’ era a moeda usada, cunhada em ouro e prata.
Desenvolveram uma escrita em hieróglifosregistrando no papiro seus movimentos, foi criado os seus primeiros livros contabeis.
Os gregos em já escrituravam suas contas de custo e receitas procedendo anualmente, a uma confrontação entre elas, para apurar os saldos. Os gregos aperfeiçoaram a estruturação contábil a várias atividades, como administração pública, privada e bancária.
Os romanos utilizavam tábuas de cera gravadas comestiletes, que eram transcritos no papiro ou pergaminhos, para registra seus patrimónios. O contador geral do Estado que controlava a finanças imperais, era um dos mais importantes funcionários.
Os fenícios surgiram a partir do ano 3000 a.C. eram os maiores navegadores e exploradores da época da antiguidade, se organizavam em cidades-estado. Durante algum tempo os fenícios usavam a...
tracking img