A lingua de sinais constituindo o surdo como sujeito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA: A LINGUA DE SINAIS CONSTITUINDO O SURDO COMO SUJEITO

A integração do surdo na sociedade é um problema que vem sendo discutido a tempos, pelos profissionais da área e pela própriacomunidade surda. A língua de sinais abriu caminhos para que essa inserção acontecesse, mas existem surdos que não tem interesse nessa integralização.
A língua de sinais por muitos ainda é considerada comogestos, uma alternativa para que os surdos se comuniquem e não como língua oficial dos surdos. E em uma sociedade que não respeita as diferenças, os surdos sofrem conseqüências educacionais, poiseles têm que se adaptar as regras de comunicação da qual a língua oral é o centro. Tendo em vista que por essa sociedade discriminante qualquer outra língua é considerada menos importante.
Ao surdossão impostos uma forma de oralismo onde nem sempre eles se adaptam, por isso eles passa despercebidos pela sociedade e não são integrados como deveriam.
A tecnologia vem avançando muito no que dizrespeito a detectar a surdez precoce e também na tentativa de melhorar a condição de vida dessa minoria discriminada, os surdos. Mas mesmo com tanta tecnologia, isso não garante a integração dos surdos nacomunidade oralista.

Língua de sinais e linguagem

É necessário diferenciarmos língua de linguagem para dar continuidade a esse assunto.
Língua é um conjunto de convenções, ou regrasgramaticais que uma determinada sociedade usa já a linguagem pode ser verbal e não verbal, ou seja através de palavras, gestos, imagens, etc.
Para Vygotsky, o desenvolvimento da criança passa pela relaçõespessoais e interpessoais e se transforma em individual, o homem se desenvolve em interação com o meio em que ele esta relacionada e por sua vez também a linguagem do indivíduo. Considerando essesestudos, os surdos não dispõe de recursos necessários para seu engajamento na comunidade oralista, pois a prática oral é o principal foco. Aplica – se muito o uso de recursos como próteses e treino...
tracking img