Historia da bocha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Bocha

A bocha tem sua origem em 3 a 4 mil anos a.C.. Nesta época, o esporte era praticado com objetos esféricos (pedras) no Egito e na Grécia Antiga, como forma de passatempo. O esporte da bocha surge na Itália, no período dos imperadores, datado entre 68 / 69 d.C, o chamado “bocce”, tinha festivais organizados por nobres e governantes, criando o profissionalismo. A versão italianada bocha consiste em rolar bochas pelo chão em direção a algum objetivo. Com a expansão do exército romano, a modalidade foi difundida pela Europa. Em 1500, o esporte já era praticado na França, Espanha, Portugal e Inglaterra, com diversas alterações na regra que culminaram na popularidade que o esporte tem atualmente.

Na América do Sul o esporte também chegou pelas mãos dos italianos. Osimigrantes trouxeram a prática para a Argentina e depois para o Brasil, através do Rio Grande do Sul. Desde então o esporte vem sendo praticado em Clubes, Centros Comunitários, Empresas, Sindicatos, Paróquias, Praças, Praias e CTGs. Organizando jovens, homens, mulheres e veteranos na pratica esportiva.

Atualmente a entidade que representa o esporte pelo mundo é a Confederação Mundial de Bocha, comconfederações nos continentes, como a Confederação Pan-Americana de Bocha. Aqui no Brasil, o esporte foi reconhecido como tal em 1943. A Confederação Brasileira de Bocha tem como filiadas a Federação de Bocha do Paraná, Federação Paulista de Bocha, Federação Bochólila do Estado do Rio de Janeiro, Federação Gaúcha de Bocha, Federação Brasiliense de Bocha, Federação Catarinense de Bocha, FederaçãoEspiritossantense de Bocha, Federação Matogrossense de Bocha, Federação do Mato Grosso do Sul de Bocha e Federação Mineira Bochófila. Os clubes são filiados em sua maioria em ligas municipais e regionais. Federações nos Estados filiadas a Confederação, que é filiada a Sul-Americana de Bocha.

Em 1944 em Buenos Aires foi realizado o primeiro Campeonato Sul-Americano de Bochas, mas o Brasil só foirepresentado no ano de 1957. O primeiro Campeonato Mundial foi em 1951. A partir da década de 60 a bocha firmou-se no país, com a evolução técnica de nossos atletas e a conquista de novos adeptos, em 1966 as mulheres iniciaram sua participação. Os atletas paraolímpicos têm a bocha de forma tão consolidada que o esporte é compõe a lista das modalidades disputadas nas Paraolimpíadas.

Italianosjogando bocha em 1950















Hoje os jovens são em grande maioria os que disputam os campeonatos estaduais e nacionais, tanto na categoria feminina como masculina. Apesar do velho conceito de que a bocha é "esporte para idosos", a bocha é praticada por pessoas de todas as idades e classes sócias, homens, mulheres, jovens e crianças, atraindo a participação de atletas de faixaetária cada vez menor. É possível encontrar atletas vivendo do esporte da bocha. Nos clubes ainda encontramos Canchas Naturais (areia), no entanto os Campeonatos Estaduais são realizados em Canchas Sintéticas ou de Carpete.



[pic]

Em 1880, os italianos "começaram a invadir" o Brasil. Junto com eles vieram inúmeras tradições culturais, em especial o jogo de bocha (gioco delle bocce), queera praticado durante a viagem, nos navios, quando era possível. Na zona rural, onde minha família se estabeleceu, era comum encontrar locais destinados a essa diversão. Meu tio Afonso Maiochi me deu duas fotos que ilustram bem como os imigrantes gostavam desse esporte. E ele me contou que durante uns cinco anos diversas famílias italianas e espanholas (Maiochi, Vasques, Toron, Galha, Reche),entre outras, utilizaram o campo de bocha do sítio Campo Redondo, de propriedade de Joaquim Vasques, perto da fazenda Santa Alina. As tardes de domingo eram reservadas para as disputas de bocha e os homens se divertiam, esquecendo a lida dura da semana nas plantações de café. O campo, cuidado por José Pacetti, era o único da redondeza e atraía também as moças e os sanfoneiros, fazendo a tarde ficar...
tracking img