Hipovitaminoses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Quais os compostos com atividade de vitamina K?

A vitamina K existe naturalmente em muitas formas dietéticas.
A filaquinona (vitamina K1) é uma molécula com um anel 2-metil-3-phytyl-1,4naftoquinona, presente nos vegetais.
A viamina K2 (menaquinonas) é sintetizada endogenamente por bactérias da flora intestinal, podendo variar de MK-4 a MK-13 (SÉRIE DE VITAMINAS DESIGNADAS MK-n, sendo onúmero de resíduos isoprenóides na cadeia lateral).
O composto sintético menadiona (metilnaftoquinona), atualmente não mais utilizado, também tem atividade vitamínica, pois pode ser convertido paraMK-4 pelos vertebrados.(Cozzolino 4° edição pag 388.)

2. Como a forma proveniente da dieta é absorvida?
A filoquinona (vitamina K 1), principal forma da vitamina na dieta, é absorvida com olipídios do intestino delgado (jejuno e íleo) por um processo ativo. Em indivíduos adultos, saudáveis, cerca de 80% da filoquinona livre é absorvida.(Cozzolino pag.391.)


3. Como é transportada no plasma?A vitamina K é distribuída para os demais tecidos por meio de VLDL e Quilomícrons, uma vez que não existe proteína ligadora de vitamina K específica no plasma. A filaquinona é a maior fração davitamina no plasma.

4. Qual a sua função metabólica?
O papel biológico mais conhecido está relacionado com a sua atuação como cofator para reação de carboxilação que transforma resíduos seletivos deglutamato em resíduos de y-carboxiglutamato (Gla) em um número limitado de proteínas.Essa reação é catalisada pela enzima microssomal, y-glutamil ou carboxilase dependente de vitamina K(Gla).
Osresíduos específicos de y-carboxiglutamato servem como pontos de união aos íons de cálcio, necessários para transformar os fatores dependente de vitamina K em estados enzimaticamente ativos.Essas proteínasfazem parte dos fatores de coagulação e também apresentam-se em vários tecidos extra-hepáticos, como a osteocalcina no osso. A carboxilação da vitamina K está envolvida portanto na homeostase,...
tracking img