Cmpc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CMPC - Custo Medio Ponderado do Capital
O Custo Médio Ponderado de Capital - CMPC é obtido pelo custo de cada fonte de capital ponderado por suarespectiva participação na estrutura de financiamento da empresa.

Vamos calcular o valor do CMPC da empresa, financiada pelo Patrimônio Líquido(PL) de $ 600.000 e dívidas de $ 400.000. 
Portanto, há 60% de capital próprio e 40% de capital de terceiros. A remuneração requerida pelosacionistas é de 20% e o custo da dívida é de 10%.

CMPC = (20% x 0,6) + (10% x 0,4) = 16%

O melhor entendimento do CMPC pressupõe o da estrutura decapital, do custo do capital de terceiros, do capital próprio, bem como da noção de risco e retorno. Além disso, mostra-se, em seguida, o clássicomodelo de precificação de ativos, o CAPM.

Com esses pesos em mãos, então, fazemos as devidas ponderações com a finalidade de calcularmos o custode capital da empresa. Por exemplo, se o custo do capital próprio for 12% e o custo de capital de terceiros for 18%, e seus pesos na estrutura decapital forem de 70% e 30%, respectivamente, o Custo Médio Ponderado de Capital assim ficaria: CMPC= 12*0,70+18*0,30=13,8%. Ou seja, a TMA (taxamínima de atratividade) da empresa seria de 13,8%. Conclusão? Qualquer investimento com retorno acima desse percentual deve ser preferido em relação ainvestir nessa empresa, e qualquer investimento com retorno inferior à taxa calculada deve ser preterido, e o capital investido na empresa.
tracking img