Cmpc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC)

Os modernos contextos econômicos de concorrência de mercado vêm exigindo das empresas cada vez mais uma maior eficiência na gestão financeira de seus recursos, não cabendo indecisões e improvisações sobre o que fazer com eles. Sabe-se que, uma boa gestão de recursos financeiros reduz substancialmente a necessidade de capital de giro, proporcionandomaiores lucros com a redução das despesas financeiras.
O Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC) reflete o futuro custo médio esperado de fundos da empresa à longo prazo ou, o custo de financiamento à longo prazo da empresa.
Quando uma empresa necessita buscar recursos para atender suas necessidades de capital seja ele de curto, médio ou longo prazo, estes poderão não ser de uma única fonte, e,portanto não necessariamente possuírem o mesmo custo. Neste sentido se faz necessário apurar o custo médio ponderado que possibilite realizar uma análise sobre a viabilidade ou não de se buscar estes recursos.
O primeiro passo é determinar quais os ativos que comporão a análise e qual é seu custo efetivo. Importante salientar que todas as taxas deverão obrigatoriamente estar na mesma base de tempo(dia, mês etc.).
O segundo passo será apurar à proporção que cada ativo representa no somatório.
O terceiro passo será calcular o custo proporcional de cada ativo em relação à sua participação no total necessário para o projeto. O processo é bastante simples, bastando multiplicar o Custo do Ativo pela proporção de participação deste ativo. Antes de realizar este cálculo é necessário converter aproporção da forma percentual para a forma unitária.
Após a apuração do custo proporcional, procede-se ao somatório destes, apurando assim o custo médio ponderado para o projeto.
O Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC) possui a importância de servir como indicador dos custos relativos aos múltiplos ativos financeiros que uma empresa possa buscar no mercado a fim de financiar seus projetos, e emespecial servir de comparação, com demais ativos tanto internos como externos à empresa. Outra importante razão para o seu cálculo é possibilitar ao administrador financeiro realizar simulações a fim de encontrar um custo ponderado menor, dentro dos limites de cada ativo que o mercado concede à empresa.
Um dos modelos mais utilizados para determinação da taxa de desconto é o WACC (WeightedAverage Cost of Capital) ou Custo Médio Ponderado de Capital. O WACC é mensurado através de uma ponderação entre custo de capital próprio e custo das dívidas em função do nível de endividamento da empresa, como na equação abaixo.
WACC ? E/(E?D) * R_(E )? D/(E?D) * R_D? (1??)
Onde: E: Valor do capital próprio;
D: Valor da Dívida;
RE: Custo de Capital Próprio;
RD: Custo das Dívidas (taxa de jurosantes do imposto de renda)
? : alíquota do IRPJ / CSL
Atualmente, um dos modelos mais utilizados para cálculo do custo de capital próprio é o CAPM, já apresentado nesse trabalho. A equação do CAPM apresentada anteriormente apresenta o cálculo da taxa de retorno exigida de um ativo qualquer (Ri) em função de três variáveis, o índice beta (ß) a taxa de retorno do ativo livre de risco (Rf) e oprêmio por risco de mercado (Rm – Rf).
Pode-se dizer que o custo de capital próprio de uma empresa deve refletir a taxa de retorno exigida para esse investimento, dessa forma pode-se elaborar a equação a seguir que substitui o custo de capital próprio (RE) pela equação do modelo CAPM.
WACC ? E/(E?D) * ?R_f ?? * ?R_m ?R_f??E/(E?DR_D
Elo de Ligação entre as Decisões de Investimento eFinanciamento

Ser capaz de garantir a lucratividade presente e futura, apresentar excelentes índices financeiros e ter elevada eficiência operacional é objetivo de qualquer empresa. Isto iria garantir e demonstrar que a organização é altamente competitiva e está apta a continuar a existir e crescer. Estes objetivos não são impossíveis, mas estão se tornando mais difíceis de serem atingidos....
tracking img