Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido a partir do conteúdo do filme “O Planeta dos Macacos – A Origem”. Através do qual é possível analisar alguns conceitos criados por Karl Marx como a alienação, mais-valia, dialética e a luta de proletariado contra burguesia. Estes se encontram definidos de forma clara e objetiva, por meio de citações de várias fontes, no decorrer da seguinte resenha.AVALIAÇÃO DO FILME
O filme gira em torno da história de um cientista (Will) que tentava descobrir uma possível cura para o mal de Alzheimer, na empresa Gêneses. Will se empenhava em seus experimentos, pois tinha por objetivo curar seu pai, que por sua vez sofria desse mal.
A empresa usa como cobaia vários chimpanzés, dentro das quais, uma mostrou sinais de inteligência maior que os outros, ela foiapelidada de olhos brilhantes. Percebendo isso, Will pensou que o AL112 estava pronto para ser testado em humanos. Porém, quando apresentava a possível cura na sala de reuniões, a macaca tem um ataque de fúria e destrói quase toda empresa, inclusive o local onde estavam. Olhos brilhantes acaba morta pelos seguranças.
O projeto foi suspenso, e junto com ele o sonho de Will. Seu chefe deixa claroque não importa com os anos em que passou fazendo o AL112, mas com o dinheiro em que a empresa perdeu, e ordem para que ele comece do zero. Nesse momento fica claro o conceito de mais-valia de Karl Marx, em que o esforço e o sonho do cientista, não valem o prejuízo que a empresa teve.
De acordo com o documento online:
“Mais-valia é o termo famosamente empregado por Karl Marx à diferença entre ovalor da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho, que seria a base do lucro no sistema capitalista”. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mais-valia)
No entanto, o amigo de Will acha um filhote de Olhos brilhantes e descobre que ela agiu daquela forma para proteger o filhote. Assim, para protegê-lo Will o leva para casa.
O filhote, agora chamado de Cezar,apresenta sinais de inteligência fora do comum, maiores que de sua mãe. Cezar é criado como um filho, ele brinca e imagina que é uma criança, está alienado na idéia de ser um ser humano normal.

Conforme descreve Serra:
A palavra alienação vem do latim alienus, que veio a dar “alheio”, significando "o que pertence a um outro".
No domínio do direito, a alienação designa o acto detransferência da posse ou do direito de propriedade de alguma coisa para outrem, seja por doação seja por venda. No domínio da psiquiatria, a alienação era, até há algum tempo – há hoje tendência para abandonar o termo -
sinónimo de doença mental grave, envolvendo a perda da noção quer da identidade pessoal quer da realidade.(SERRA, Joaquim, 2008, p.5)

Assim, Cezar encontrou uma janela abertae saiu para brincar com as crianças que estavam na rua, elas se assustaram com o chimpanzé e chamaram seu pai para defendê-los. Logo depois Will e seu pai chegam para salvá-lo, porém o visinho já tinha machucado a mão de Cezar. Ele é levando ao veterinário, onde Will conhece sua futura namorada. Ela conhece tudo sobre chimpanzés e auxilia-o na criação de Cezar.
Will, sua namorada e seu pai,decidem levar Cezar à Floresta das Secóias, onde pela primeira vez conhece o seu habitat. Os tempos passam, Cezar cresce e ainda continua visitando a tal floresta, com sua família. Até que um dia eles encontram com um casal que traziam um cachorro na coleira, Cezar percebe que a sua é igual a do cão, e começa a se questionar de quem realmente é. Esse momento é caracterizado como o começo danão-alienação, pois Will conta a verdade a ele, e começa a pensa no drama que vive.
Segundo Mendes, Stephan e Villaça (2006), A desalienação da sociedade só pode se efetivar a partir da expropriação e coletivização da propriedade e da real socialização da produção e reprodução da vida.
Logo depois, o pai de Will teve um ataque do mal de Alzheimer, sinal de que a dose do AL112 que Will injetou em...
tracking img