Hipertexto na sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TCC – Trabalho de conclusão de curso
Tema – Uma proposta metodológica do uso dos hipertextos nas aulas de língua portuguesa da escola ...
Problema: o não uso das tecnologias
JUSTIFICATIVA
O altograu de analfabetismo e o desinteresse pela leitura, fez com que buscássemos novas formas de incentivo a leitura. Com a idéia de leitura através do hipertexto, podemos notar e identificar uma belamaneira de fazer com que essa situação mude. Usando assim a informatização ao nosso favor faremos com que os computadores saiam das caixas e depósitos escolares e tenham maior uso por parte dos alunos. Ohipertexto é considerado um sinônimo de praticidade pelos internautas que com apenas um clique abrem novas paginas relacionadas ao assunto do seu interesse inicial. Assim o hipertexto faz com que oestudante leia sem ao menos perceber que esta invadindo diversos espaços ao mesmo tempo, tendo assim um grau maior de informação.
Alguns“autores” acham desnecessário o seu uso, por isso mesmo tiramos a conclusão de que o motivo desta situação escolar com relação à leitura e o pouco contato com computadores vêm desse descaso. Portantoacreditamos ser razoável indagar-se sobre a presença do hipertexto no domínio das atividades escolares, particularmente no que se refere às práticas da escrita. Imaginamos, inclusive, que podemos tomar ohipertexto como um bom momento para rever a questão mais ampla do papel da escola no letramento e a função do computador no ensino. A presença do computador na escola é uma realidade incontornável e seuuso já vem se tornando um fato corriqueiro até mesmo nas escolas públicas do interior. Escasseiam, contudo, reflexões críticas a respeito do uso da computação em sala de aula, o qual vem ocorrendo demodo ingênuo e despreparado.
O hipertexto, pela sua natureza não seqüencial e não-linear, afeta não só a maneira como lemos, possibilitando múltiplas entradas e múltiplas formas de prosseguir, mas...
tracking img