Esgoto sabesp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1) As estações de tratamento de água (ETAs) da Sabesp funcionam como verdadeiras fábricas para produzir água potável. Das 208 estações: 29 abastecem a Região Metropolitana de São Paulo, e as outras 179 fornecem água aos municípios do interior e litoral do Estado.
Atualmente, são tratados 105 mil litros de água por segundo. É um número bem expressivo, mas que ainda pode aumentar. Projetos deextensão e melhorias dos sistemas de abastecimento estão em pauta. O Sistema Alto Tietê, por exemplo, deve passar de 10 para 15 mil litros de água por segundo. O processo convencional de tratamento de água é dividido em fases. Em cada uma delas existe um rígido controle de dosagem de produtos químicos e acompanhamento dos padrões de qualidade.
O planejamento e a gestão de recursos hídricos dependemfundamentalmente do uso preponderante que se faz dos mesmos. E para que se compatibilize a demanda com a oferta de água, é necessário obedecer aos parâmetros de qualidade da água para determinado uso. A gestão de suprimento e demanda de água são ferramentas para a sustentabilidade. Com a grande demanda de água e sua consequente escassez, é imprescindível que sejam avaliados os sistemas desaneamento básico compostos por: abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos sanitários, coleta e tratamento de resíduos sólidos e drenagem urbana, aliados ao meio ambiente. Os impactos ambientais decorrentes da operação inadequada destes sistemas refletem diretamente nos problemas de poluição e contaminação das águas superficiais e subterrâneas.

2) O tratamento de esgotos consiste na remoçãode poluentes e o método a ser utilizado depende das características físicas, químicas e biológicas.
Na Região Metropolitana de São Paulo, o método utilizado nas grandes estações de tratamento é por lodos ativados, onde há uma fase líquida e outra sólida. O método, desenvolvido na Inglaterra em 1914, é amplamente utilizado para tratamento de esgotos domésticos e industriais. O trabalho consistenum sistema no qual uma massa biológica cresce, forma flocos e é continuamente recirculada e colocada em contato com a matéria orgânica sempre com a presença de oxigênio (aeróbio).
O processo é estritamente biológico e aeróbio, no qual o esgoto bruto e o lodo ativado são misturados, agitados e aerados em unidades conhecidas como tanques de aeração. Após este procedimento, o lodo é enviado para odecantador secundário, onde a parte sólida é separada do esgoto tratado. O lodo sedimentado retorna ao tanque de aeração ou é retirado para tratamento específico.
No Interior, além das estações convencionais a Sabesp dispõe de lagoas de tratamento. Já no Litoral, as instalações adotam o método de lodos ativados e em algumas cidades há emissários submarinos para lançar os esgotos tratados no mar.As empresas de saneamento têm como missão o fornecimento de serviços de saneamento básico, especialmente o fornecimento de água de boa qualidade para o suprimento das necessidades de abastecimento doméstico e industrial, bem como a coleta, tratamento e disposição final dos esgotos gerados, para garantir as condições de saúde pública para toda a população de sua área de atuação e contribuir para aqualidade ambiental. A simples construção e disponibilização de sistemas de esgotamento sanitário à comunidade não é mais suficiente.
Faz-se imprescindível a reformulação no gerenciamento operacional e ambiental dos sistemas de esgotamento sanitário não só para torná-lo mais eficiente e eficaz, como também para ser visto e valorizado pela sociedade como um todo. É preciso que ele opere de forma anão produzir aspectos que venham a incomodar a comunidade vizinha; causar problemas de saúde e segurança aos seus funcionários; e, principalmente, gerar impactos ambientais significativos sobre o meio ambiente.
Estes compromissos, de forte apelo ambiental, podem ser potencializados, com a estruturação de um Sistema de Gestão Ambiental, que além de ser um caminho necessário para a preservação...
tracking img