Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
PÓLO CONSTANTINA
CLEUSA MARIA VOSS PASINIRESENHA

Luiz Antônio Marcuschi, doutor em Filosofia e Letras em seu artigo intitulado O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula, de seu livro Linguagem & Ensino, Vol.4, nº 1, 2001(79-111), procura esclarecer e discutir toda a problemática envolvida em torno do uso do hipertexto como um espaço de escrita em sala de aula, para que se possa utilizar essa ferramenta inserida comas demais atividades, a fim de proporcionar aos alunos um espaço de cognição. Assim, há exigências de uma revisão das estratégias usadas para lidar com o texto em sala de aula, já que o hipertexto nãoé linear e apresenta inúmeros caminhos para realização de novas conexões, que vão formando uma enorme “teia” dando sentido e complementando as escolhas do leitor.
Existem ainda discussões acerca dosprocessos de produção e compreensão de um hipertexto, como diz o autor: “a introdução do hipertexto como ferramenta de trabalho no ensino tem levantado questões muito instigantes”. Todo processo deleitura e compreensão do hipertexto são mais complexas porque o leitor precisa fazer as conexões através das múltiplas escolhas que são oferecidas criando uma seqüência, procurando assim obtercompreensão e entendimento do que está sendo lido.
Também todo este debate vem esclarecer que o hipertexto pode tornar-se um labirinto e o leitor ser prejudicado com isso, já que as opções de múltiplasescolhas de entradas e outras formas de prosseguir podem confundir e não proporcionar o entendimento, se caso o leitor não conseguir dar um continuidade. Por isso, os professores precisam estar atentos àforma com que estarão trabalhando com os alunos o hipertexto. E ainda, é indispensável um planejamento e uma avaliação prévia do hipertexto a ser trabalhado, bem como os professores devem agir como...
tracking img