Manual de redes de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Este é o segundo módulo do curso de Aplicações Informáticas e Tecnológicas, num conjunto de oito, oferecidos pela Omnenintellegenda, para os candidatos inscritos ao mesmo. Pretende-se com este módulo cimentar os conhecimentos básicos de redes, trazidos pelos formandos no âmbito das tecnologias aplicadas às redes locais (LAN) e de longa distância (WAN – usadas para interligar os sites dosescritórios com os provedores de serviços quer para acesso a internet bem como na interligação entre filiais e a sede da empresa). O curso debruça-se sobre tópicos que vão desde os conceitos de classificação de redes segundo a sua topologia e sua extensão geográfica, os modelos de referências OSI e TCP/IP usados na implementação de protocolos e sistemas, apresenta ainda noções de endereçamento comIPv4, protocolos de roteamento e culmina com a implementação de técnicas como Listas de Acesso (Access Control Lists), tradução de endereços (NAT) e redes locais virtuais (VLAN) usando como ferramentas de trabalho equipamentos da Cisco. Introdução às redes de Computadores A necessidade de comunicação (redes) remota desde os tempos antigos. O homem sempre buscou formas de manter-se em comunicação(partilha) com o seu próximo. Esta necessidade aumentou ainda mais com a evolução das formas de trabalho nas empresas. Passando a ser necessários que os funcionários passassem a partilhar os dados e recursos comuns e escassos disponibilizados na empresa. A necessidade das empresas manterem-se em contacto com o mundo que os circundam levou o surgimento da rede das redes – a INTERNET. Uma rede decomputadores pode ser definida de uma forma simples como sendo um conjunto de computadores interligados entre si. Sendo assim, podemos mesmo assumir que a rede mais simples passará por ter um mínimo de dois computadores que estando interligados entre si, partilham informações e/ou recursos. Classificação das Redes Em geral existem mais critérios de classificação, do que as apresentadas aqui, todaviaconsideramos essa, tomadas como sendo as mais visíveis nas PMEs (pequenas e médias empresas). Apresentam-se em seguida os seguintes critérios de classificação: Tipo de Ligação Quanto ao tipo de ligação podemos ter ligações do tipo: Ponto-a-Ponto: ligação partilhada apenas (link dedicado) entre dois dispositivos, podendo cada um ter mais do que uma ligação.

Ponto-Multiponto: quando a ligação épartilhadas por mais do que dois dispositivos na rede :

Topologias das ligações: Quanto a forma física como os dispositivos se encontram ligados podemos ter: Topologia em Barramento (BUS)

Nesta topologia todos os dispositivos estão conectados ao mesmo meio de transmissão (Barramento Central – Backbone) Backbone). Esta característica obriga a existência de um protocolo que controla autilização do meio de transmissão por todos os dispositivos existentes na rede. O princípio de funcionamento desta topologia baseia se em todos os dispositivos baseia-se escutarem o meio. Assim quando um dispositivo pretende enviar uma informação para outro, ele emite um sinal para o meio e os demais detectando o sinal, analisam o endereço de destino contido na mensagem. Caso um determinado nó seja odestinatário seja processa então a mensagem mensagem. Para implementar esta topologia usa se um cabo coaxial, sendo que os dispos usa-se dispositivos se encontram interligados por conectados por conectores BNC (tipo T) e usa nos usa-se extremos do meio conectores também BNC (tipo Terminador), isto para evitar a reflexão do sinal e assim evitar interferências. Esta topologia está hoje praticamente emdesuso.

Topologia em Estrela

A topologia em estrela consiste na interligação entre um (central) com os demais na rede com ligações ponto-a-ponto ou multiponto. O aumento do número de dispositivos na rede em estrela é ilimitado, o que torna fácil a expansão da rede. O ponto central consiste no ponto único de falha (single point of failure). O que constitui a maior desvantagem desta...
tracking img