Higiene

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Higiene tem tudo a ver com saúde.

Se observarmos a quantidade de células mortas que aparecem na espuma do sabonete quando tomamos banho na banheira, podemos avaliar quanto é bom tomar banho mesmo que seja de bacia, de chuveiro de caneca ou de balde.
Um bom banho consiste em várias coisas:

• De preferência ao banho de chuveiro, a água corrente ajuda na higienização do corpo.
• Atemperatura da água é fundamental. Regule a temperatura antes de entrar debaixo do chuveiro. Se você toma banho sentado usando o chuveirinho, o cuidado deve ser maior, principalmente se você tem comprometimento de sensibilidade nos membros inferiores, pois esta água sempre sai mais quente.
• A bucha de banho não deve ser muito abrasiva, pois a possibilidade de causar lesões na pele ao esfregar áreas docorpo que não temos sensibilidade é grande.
Procure começar o banho da cabeça para baixo.
• Se você toma banho sentado no vaso sanitário, procure fazer primeiro sua necessidade fisiológica, após isto, utilize papel higiênico, dê a descarga, para depois começar a tomar banho, tomando o cuidado em não passar a bucha de banho na região do ânus e em seguida utilizar a mesma higiene do penis e davagina, você pode se autocontaminar com coliformes fecais.
• Procure utilizar um chinelo de borracha antiderrapante, pois é muito comum, no caso de legados medulares quando se passa a bucha de banho na região da virilha, ter algum tipo de contração involuntária, e isto pode levar a queda pela perda do equilíbrio.
• Se você é amputado ou tem sequelas de AVC (acidente vascular cerebral), como perda demovimento ou sensibilidade de um lado do corpo, procure utilizar cadeira de banho, barras de proteção ou um banquinho para garantir sua segurança durante o banho.
• Se você tem algum curativo decorrente de escaras , por exemplo, não abra o curativo durante o banho, os componentes químicos do sabonete pode causar irritação na escara.
• Mesmo se você é paraplégico ou tetraplégico, é muitoimportante lavar os pés.Peça ajuda, se necessário, para lava-los e enxuga-los.
• Se você toma banho sentado, não se esqueça de enxaguar direito todas as partes das nádegas.

Uma dica: Se você e usuário de cadeira de rodas, antes de voltar para a cadeira depois do banho, enxuguem com o papel higiênico a região dos anus e coloque uma toalha sobre a almofada da cadeira de rodas, para proteger-se deeventual contaminação.
Após o banho não se esqueça de enxugar bem os pés e dar uma olhada entre os dedos, para ver se não tem nenhuma lesão como frieira ou famoso “pé-de-atleta”.
E bom usar um hidratante para a pele e aproveitar para verificar se existe alguma lesão, escoriações, regiões avermelhadas ou roxas, manchas de sangue na toalha, ou algo que chame a atenção, pois no dia-a-dia, acabamosencostando aqui, batendo ali e, de repente, encontramos algo estranho. Todo cuidado é pouco.

Outra dica: Lave bem as mãos antes e depois de ir ao banheiro, mesmo que seja só para esvaziar o coletor urinário.
Se você faz cateterismo intermitente para esvaziar a bexiga, o cuidado na lavagem das mãos deve ser redobrado, principalmente se você estiver fora de casa.

Unhas

Mesmo antes de você seconhecer como gente, sua mamãe com certeza já cortava suas unhas. O corte das unhas não é uma questão de estética, mas sim questão de higiene. Unhas compridas e mal cuidados significam depósito de bactérias. Lembre-se que os dedos dos pés também têm unhas e devem ser cortadas regularmente
Uma dica: Se você é lesado medular, é fundamental manter as unhas dos pés sempre bem aparadas temos algunsmovimentos involuntários nas pernas e acabamos roçando um pé no outro ou mesmo no lençol, e, se as unhas não estiverem bem aparadas, podemos nos machucar até mesmo quebra as unhas que tenha enroscado no lençol.

Higienização bucal

A escovação dos dentes e só uma parte da higienização bucal. Este procedimento só é completo depois que passamos o fio dental. Escovamos dente por dente, a gengiva e...
tracking img