Fichamento livro "a filosofia a partir de seus problemas"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO
CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
DISCIPLINA: FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS
ALUNO: MATHEUS FERREIRA FREIRE




GONZALEZ PORTA, Mário Ariel. A Filosofia a partir de seus Problemas, Ed. LoyolaSP 2002.


1. INTRODUÇÃO. O autor oferece uma opção didática e metodológica para o estudo filosófico com base no princípio da compreensão do problema constituindo o núcleo essencial.

2.DESENVOLVIMENTO. No capítulo 2 o autor apresenta argumentos que defendem o modo filosófico de pensar, tendo em vista o pensamento errôneo de muitas pessoas a respeito do assunto. Também mostra a importância dese analisar os problemas surgidos em busca de informações para a resolução dele.


2.1. A primeira imagem da filosofia. O jeito de se ver a filosofia é errôneo por muitas pessoas: "A filosofiaé vista como um espaço onde reina o capricho, podendo cada um dizer o que quiser...”. (p.25).


2.2. “O problema” como momento essencial do pensar filosófico (tema, problema, questão, pergunta). As pessoas não entendem o problema e por isso, em geral, não entendem filosofia. “O não atentar ao problema degrada o ensino ou o estudo filosófico a um contar ou escutar histórias...” (p.29).2.3. Existem “problemas filosóficos”?. Propõe-se uma metodologia de estudo e uma didática centradas na idéia do problema. A filosofia tem como tarefa a dissolução de perguntas que carecem desentido.


2.4. A tese. O escritor explica a tese como “uma hipótese que se confirma pela ulterior argumentação” (p.32). Argumenta pouco sobre tese filosófica e o seu uso e coerência, mostrando que afilosofia não se contrapõe em uma tese e outra.


2.5. O argumento e a fundamentação. O escritor mostra a importância do argumento para a fundamentação de sua tese. Discorre a respeito doessencial de se ter um sentido sobre o que fala e os vários modos de “fundamentação”.


2.6. Questões de sistematicidade intrafilosófica. O autor explica o anseio da filosofia pela totalidade e...
tracking img