Tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os avanços tecnológicos e a globalização
A expansão mundial da economia trouxe como resultado o fenômeno hoje bastante conhecido por “globalização”.
A globalização significa um universo de diversidades e tem sido cada vez mais facilitada pelos avanços tecnológicos que ocorrem cada vez mais velozes em nosso século. A ciência tecnológica e a informação são peças fundamentais da vida humana nasociedade global.
A aceleração das comunicações e dos transportes diminuíram as distâncias geográficas,o capital se internacionalizou e rompeu fronteiras.
O desenvolvimento de conhecimentos em mecânica,eletrônica,física,química,biologia e outros assuntos traz cada vez mais progressos na aviação,transportes,comunicação,saúde,agricultura e etc. Meta fundamental para os interesses econômicos.
Essasdescobertas e inovações trazem também alterações significativas em nossa vida. O avanço tecnológico e a globalização vem cada vez mais alterar nosso estilo de vida,nossos hábitos e padrões de comportamento. O uso do computador,internet,fax,telefone celular,notebook,elevador,avião a jato,metrô e tantas outras modernidades tecnológicas nos faz sentir cada vez mais “dependentes”,pois acostumamos aviver com essas “coisas” de tal modo que pensamos ser impossível a vida sem elas.Tecnologia é a marca do nosso tempo.
Até onde vamos?

José Gabriel de Castro
http://mundoglobalizad.blogspot.com.br/2009/04/os-avancos-tecnologicos-e-globalizacao.html





















A velocidade da evolução tecnológica I

A ciência estabeleceu algumas teorias, teses e até experimentosmostrando os passos dados pela humanidade, desde a origem do universo. A rigor, a ciência ainda está engatinhando quando analisarmos os mistérios que ainda precisamos decifrar.
O mote deste artigo é a tecnologia e seus avanços. Não entrei no mérito político e filosófico desta evolução. Evidentemente, um aspecto econômico está inserido no contexto, mas a abordagem principal são os inventos eeventos que trouxeram o homem até os dias de hoje, tecnologicamente falando.
O início de tudo
Os dados levantados de várias fontes mostram que a ciência estabeleceu a origem do universo há 14 bilhões de anos atrás com o Big-Bang. A grande celeuma é o que ocorreu antes do Big-Bang.
O planeta Terra tem sua formação estimada há 3,8 bilhões de anos, a vida incipiente (proteína e matéria orgânica) há 850milhões de anos. As primeiras plantas, ou os precursores da vida como conhecemos hoje, surgiram há 550 milhões de anos.
Os primeiros indícios de vida humana surgiram há 140 mil anos, mas o ancestral do ser humano de hoje surgiu, segundo historiadores e pesquisadores, há 15 mil anos.
Uma mudança climática teria ocorrido há 8.000 anos, o degelo das montanhas e dos pólos, provocou um aumento de 100metros no nível dos oceanos. Estima-se que a navegação é iniciada a partir desta situação. A condição climática propiciou o início das terras férteis. Neste período o humano, até então nômade, começa a se fixar na terra e plantar, domesticar animais, e outras atividades primitivas. Surgiram as primeiras ferramentas e o globo começa a ter sua população aumentada. A comida abundantelevou apopulação dos 30 mil habitantes neste período para 100 mil em pouco tempo. O marco de 300 milhões de habitantes se dá no ano Cristão zero. O primeiro bilhão foi atingido em 1804, o segundo em 1927 e o terceiro em 1960. Em 2007 éramos 6,6 bilhões, e segundo Paul Ehrlich, Tamanho ideal da população da Terra é de 2 bilhões de habitantes.
A comunicação entre os seres humanos é historiada como estabelecidaentre 15 e 8 mil anos, começando com grunhidos, barulhos, tambores e finalmente a fala incipiente. Com toda certeza o marco da comunicação foi determinante para nossa caminhada até os dias atuais.
A civilização incipiente
O berço da nossa civilização foi iniciado há 3,5 mil anos, entre os rios Tigres e Eufrates e a formação das primeiras cidades, algumas que chegaram a 40 mil habitantes. Nos...
tracking img