Higiene ocupacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HIGIENE OCUPACIONAL
UMA NECESSIDADE DAS EMPRESAS
PRINCÍPIOS DE SEGURANÇA
* TODAS AS LESÕES E DOENÇAS OCUPACIONAIS PODEM SER EVITADAS.
* SEGURANÇA É RESPONSABILIDADE DE TODOS.
* A GERÊNCIA É DIRETAMENTE RESPONSÁVEL PELA PREVENÇÃO DE INCIDENTES E DOENÇAS.
* SEGURANÇA É CONDIÇÃO DE EMPREGO.
* TREINAMENTO É ELEMENTO ESSENCIAL PARA A CRIAÇÃO DE LOCAIS DE TRABALHO SEGUROS.
*AS AUDITORIAS DE SEGURANÇA DEVEM SER SEMPRE CONDUZIDAS.
* PRÁTICAS DE TRABALHO SEGURAS DEVEM SER REFORÇADAS, E TODOS ATOS E CONDIÇÕES INSEGURAS DEVEM SER CORRIGIDOS IMEDIATAMENTE.
* É ESSENCIAL INVESTIGAR LESÕES E DOENÇAS OCUPACIONAIS, BEM COMO INCIDENTES COM POTENCIAL DE LESÃO.
* A SEGURANÇA FORA DO TRABALHO É UM ELEMENTO IMPORTANTE DO ESFORÇO GERAL EM PROL DA SEGURANÇA.
* EVITARLESÕES E DOENÇAS OCUPACIONAIS É UM BOM NEGÓCIO.
* AS PESSOAS SÃO O ELEMENTO PRINCIPAL DO SUCESSO DE UM PROGRAMA DE SEGURANÇA E SAÚDE

CONCEITOS DE HIGIENE OCUPACIONAL
* Visa a prevenção da doença ocupacional, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e o controle dos agentes ambientais (NR-9).
* Prevenção da doença – deve ser entendida em um sentido mais amplo, pois a açãodeve estar dirigida à prevenção e ao controle das exposições inadequadas aos agentes ambientais.
* A atuação da higiene ocupacional prevê uma intervenção deliberada no ambiente de trabalho, como forma de prevenção da doença.
AGENTES AMBIENTAIS
* FÍSICOS
* QUÍMICOS
* BIOLÓGICOS
* ERGONÔMICOS
DISCIPLINAS NECESSÁRIAS PARA A HIGIENE OCUPACIONAL
* Engenharia – para avaliação econtrole
* Química Analítica (laboratórios)
* Bioquímica
* Toxicologia
* Medicina

OBJETIVO PRINCIPAL DA HIGIENE OCUPACIONAL
* Reduzir a exposição média e de longo prazo, uma vez que nem sempre se pode eliminar totalmente os riscos do ambiente de trabalho.
ASPECTOS BÁSICOS DA HIGINE OCUPACIONAL
* Antecipar é:
* Trabalhar com equipes de projetos, modificações ouampliações, visando a detecção precoce de fatores de risco ligados a agentes ambientais, adotando opções de risco ligados a agentes ambientais, adotando opções de projeto que favoreçam a sua eliminação ou controle;
* Estabelecer uma “polícia de fronteira” na empresa, rastreando e analisando todo novo produto a ser utilizado (inclui as amostras de vendedores);
GESTÃO DE MUDANÇAS* Ditar normas preventivas para evitar exposições inadvertidas a agentes ambientais causadas pela má seleção de produtos, materiais e equipamentos para compradores, projetistas e contratadores de serviços (empresas terceirizadas). Exemplo: um dispositivo para espantar roedores de galerias de cabos elétricos pode parecer ótimo, mas é um emissor de ultra-som (radiação).
ASPECTOS BÀSICOS DAHIGINE OCUPACIONAL
* Reconhecer é:
Conhecer de novo. Isso significa que se deve ter conhecimento prévio dos agentes do ambiente de trabalho, ou seja, saber reconhecer os riscos presentes nos processos, materiais, operações associadas, manutenção, subprodutos, rejeitos, produto final, insumos,...;
Estudar o processo, atividades e operações associadas e processos auxiliares, não apenas comos dados existentes na empresa (inquirindo os técnicos, projetistas, operadores), mas também conhecendo a literatura ocupacional específica a respeito deles, pois mesmo os técnicos dos processos podem desconhecer os riscos ambientais que os mesmos produzem. Podem omitir, freqüentemente, detalhes que não julgam importantes para o higienista, justamente ligados a um risco. O solícito técnico damáquina empacotadora de leite longa vida pode lhe dar uma explicação precisa e detalhada do seu funcionamento, omitindo que a caixinha é selada por radiofreqüência.
Transitar e observar incessantemente pelo local de trabalho (não se faz higiene sem ir a campo), observando o que lhe é mostrado e o que não o é. Andar “atrás” das coisas, em subsolos, porões de serviço, casas de máquinas pode ser...
tracking img