Higiene ocupacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
l
1. História da Higiene Ocupacional

1.1 Internacional

Ao falarmos da história da higiene ocupacional, devemos apresentar dois pontos dessa história, internacional e nacional. Observaremos a partir de agora esses dois momentos.

Podemos afirmar que no início da história da higiene ocupacional o esforço que o homem exercia para garantir sua sobrevivência e existência era o que gerava, seassim podemos chamar, as doenças “ocupacionais”. Mais tarde o que podíamos ver como “trabalho comum”, era a mão de obra escrava.

Durante os séculos XII e XIII, experiências sobre a saúde no trabalho foram realizadas em estudos e universidades, mas sobre a higiene ocupacional em si como conhecemos hoje, nada fora realizado de forma a se dar certa atenção. Mais para frente durante o século XVI,observações baseadas em 10 anos de trabalho nas minas e em uma planta de fundição, contribuíram muito para o conhecimento sobre a toxicidade dos metais.

Em 1700, na Itália surgiu o livro “De Morbis Artificium Diatriba”, do médico Bernardino Ramazzini. No livro são descritas mais de 50 doenças ocupacionais e também são apresentados cuidados, segundo Ramazzini, e que contribuíram para a reduçãodos fatores de riscos nas indústrias da época, Ramazzini é considerado o “pai da medicina ocupacional”.

No século XVIII, os problemas de higiene ocupacional começaram a ser reconhecidos e descobertos, com as mudanças na economia e na tecnologia desse século surgiu a revolução industrial, que aumentou consideravelmente o número de problemas com saúde e principalmente os relacionados com trabalho.O regime de trabalho durante essa revolução gerou motivos para reivindicações e movimentos sociais trabalhistas que influenciou políticos e legisladores a criarem medidas legais para os trabalhos da época o que não contribuiu muito para melhorar as condições de trabalho.

Já no século XIX, alguns empregadores em conjunto com Robert Baker, médico inglês com conhecimento da obra de Ramazzini,contrataram médicos para auxiliá-los no cumprimento da legislação e nos cuidados com a saúde dos seus trabalhadores. Estas iniciativas deram origem ao que conhecemos hoje como Medicina do trabalho.

O Reconhecimento de uma relação entre os fatores de riscos e as doenças foi essencial para o desenvolvimento da prática da higiene ocupacional. As Observações feitas por Ramazzini e outros estudiosossão, até o século XX, a base da Higiene ocupacional. Nesse mesmo século com o desenvolvimento da medicina muitos casos de doenças derivados dos trabalhos e doenças crônicas foram identificados. Muitos casos de problemas de saúde em indústrias foram relatados, como exemplo, a exposição ao fósforo branco.

Na Europa a Higiene Ocupacional foi gerada pelo crescimento da indústria química, sendo entãoconsiderada uma subdisciplina da medicina. Nos EUA, antes de 1900, a Higiene Ocupacional fazia parte da crescente disciplina da medicina ocupacional.

A criação de Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 1919 inspirou os estudos e desenvolvimento de acordos internacionais na área de higiene ocupacional. Em 1948 os Estados Unidos apareceu no cenário internacional sendo considerada aprincipal nação industrial do mundo, tendo na bagagem uma vasta experiência no ramo da higiene ocupacional e em conjunto com outros países industrializados, influenciou bastante na agenda da OIT.

Nesse mesmo ano(1948), surge a Organização Mundial da Saúde (OMS), tendo relação com a Organização das Nações Unidas (ONU), estabelecendo políticas voltadas, desde sua criação à saúde dos trabalhadores.Iniciaram-se nesse mesmo período os estudos em conjunto da OMS e da OIT, que deram resultado, em 1953, na recomendação 97 da OIT que trata sobre a “Proteção da Saúde dos Trabalhadores”. Nessa mesma década foram realizadas varias conferencias para uniformização de conceitos incluindo os da higiene ocupacional. É importante também ressaltar a reunião de Genebra em 1957, visto que por meio dela foram...
tracking img