Higiene ocupacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Segurança do Trabalho

HIGIENE OCUPACIONAL

Prof. Iolanda Alonso Curso Técnico de Segurança do Trabalho
Capítulo 1: Introdução a Higiene Ocupacional

HIGIENE OCUPACIONAL – DEFINIÇÃO É a ciência e arte do RECONHECIMENTO, da AVALIAÇÃO e do CONTROLE de fatores ou tensões ambientais originados do ou no local de trabalho e que podem causar doenças, prejuízos para a saúde e o bem-estar,desconforto e ineficiência significativos entre os trabalhadores ou entre os cidadãos da comunidade. PILARES DA HIGIENE OCUPACIONAL:  Antecipação: Necessidade de identificar os potenciais de riscos e perigos à saúde, antes que um determinado processo industrial seja implantado ou modificado, ou que novos agentes geradores de riscos sejam introduzidos no ambiente de trabalho.  Fase de Projeto:Modificações e/ou novas instalações.  Análise de Risco, HAZOP, FMEA, APP.

 Aquisição de novos equipamentos e/ou materiais (inclusive substâncias químicas).  Instalações Atuais: Implementação dos planos de manutenção preventiva.  Processos de Trabalho: Processos/Ferramentas de identificação dos perigos e riscos. (Ex.: Permissão para Trabalho).  Reconhecimento: Refere-se a toda análise e observação doambiente do trabalho a fim de identificarmos os agentes existentes, os potenciais de risco a eles associados, e qual prioridade de avaliação ou controle existente nesse ambiente de trabalho. Qual ? Onde ? O que ? Como ?

Tecnóloga em Segurança do Trabalho – Iolanda Ramos Alonso

2

Itens de A -> H (NR-9)  Avaliação: Designa principalmente as medições e monitorações que serão conduzidas noambiente de trabalho. Exemplos:  Determinação da intensidade dos agentes físicos;  A concentração dos agentes químicos, visando o dimensionamento da exposição dos trabalhadores;  A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária para comprovar o controle da exposição ou inexistência dos riscos identificados na etapa de reconhecimento. A avaliação deverá considerar as seguintesatividades:  Definir e planejar a estratégia de quantificação dos riscos, baseando-se nos dados e informações coletadas na etapa anterior ;  Quantificar a concentração ou intensidade através de equipamentos e instrumentos compatíveis aos riscos identificados e utilizando-se de técnicas de avaliação dos agentes ;  Verificar se os valores encontrados estão em conformidade com os limites detolerância estabelecidos e o tempo de exposição dos trabalhadores ;  Verificar se as medidas de controle implantadas são suficientes.  Controle: Está associado à eliminação ou minimização dos potenciais de exposição, antecipados, reconhecidos e avaliados, no ambiente de trabalho considerado. Exemplos de medidas de controle a serem considerados:  Quando possível, realizar a substituição do agenteagressivo; mudança ou alteração do processo ou operação;

Tecnóloga em Segurança do Trabalho – Iolanda Ramos Alonso

3

 Enclausuramento da fonte; segregação do processo ou operação; modificação de projetos; limitação do tempo de exposição; utilização de equipamento de proteção individual; As medidas de controle a serem implantadas devem obedecer a seguinte ordem hierárquica: 1. Medidas deControle Coletivo: Medidas que eliminem ou reduzam a utilização ou formação dos agentes prejudiciais à saúde (Ex.: Controle na fonte, Capelas – Utilizada para exaustão de gases). 2. Medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho: Ex.: Controles Médicos, PPRA, Redução na Jornada de Trabalho, Treinamentos, etc. 3. Utilização de EPI: Ex.: Seleção adequada conforme atividade a serexecutada; Treinamento dos trabalhadores; Uso, guarda, higienização, conservação, manutenção e reposição.

Tecnóloga em Segurança do Trabalho – Iolanda Ramos Alonso

4

Resumo das fases da Higiene Ocupacional (H.O.): ANTECIPAÇÃO: (FASE DE PREVENÇÃO DE RISCOS); RECONHECIMENTO: (IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS); AVALIAÇÃO: (CONSTATAÇÃO DA PRESENÇA DO AGENTE COM

QUANTIFICAÇÃO, OU SEJA, MEDIÇÕES...
tracking img